CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – O CORTE DAS RAÍZES, FAZER CANÇÕES EM ABRIL, A PALETA E O MUNDO, CINEMA com LA VILLE LOUVRE

11 a 13 de Abril de 2015

A leitura do conto «O corte das raízes» de Mário Dionísio, inserido no livro O dia cinzento e outros contos, será feita por Diana Dionísio e será gravada para posterior áudio-livro.

Uma oficina em que vamos criar textos e inventar músicas para fabricar canções de liberdade, com Pedro Rodrigues. Canções simples – as mais difíceis de fazer. Para escrever, compor e cantarmos em conjunto. Mas o que é a liberdade? E uma canção, como é?

Para todos a partir dos 7 anos. Número máximo de participantes: 15. Continua nos domingo 19 de Abril.

18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, do 1º capítulo, «A própria substância dos objectos» da 2ª parte de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio por Ana Figueiredo.

21h30 – Projecção de La ville Louvre (1990, 84 min.) de Nicholas Philibert. Quem apresenta é Marta Raposo.

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h, excepto 25 de Dezembro e 1 de Janeiro):

  • EXPOSIÇÃO «10 ARTISTAS DE QUE MÁRIO DIONÍSIO FALOU»
    Exposição que reúne obras de 10 artistas sobre os quais Mário Dionísio escreveu em livros, prefácios, álbuns, catálogos, artigos: Cândido Portinari, Júlio Pomar, Júlio, Manuel Ribeiro de Pavia, Carlos de Oliveira, Abel Salazar, Júlio Resende, Manuel Filipe, Vieira da Silva e José Júlio.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 10 artistas

Leave a Reply