FESTIN: MESA REDONDA SOBRE CULTURAS DIGITAIS, DIA 14 DE ABRIL, ÀS 18h 30, CINEMA SÃO JORGE

Culturas digitais e consumos alternativos do Audiovisual: oportunidades e desafios para o Cinema em Português é o que se vai tratar dia 14 Abril, terça-feira, pelas 18h30, na sala Montepio do cinema São Jorge, com entrada livre.

 UBF - II

O objetivo desta mesa-redonda é debater as oportunidades e os desafios que a cultura digital apresenta ao cinema em português, nomeadamente no âmbito das redes de computação. Considerando não apenas os dispositivos tecnológicos, a produção da imagem e a sua divulgação, será dada uma atenção especial à emergência de novas dinâmicas de consumo e aos novos processos de circulação do audiovisual que emergem a partir da utilização da Internet, incluindo tópicos como a partilha através das redes peer-to-peer, a pirataria e as versões do video-on-demand.

Pretende-se discutir a transformação nos modos de compreender o cinema e o seu consumo a partir das implicações materiais, ontológicas, económicas e sociopolíticas que o digital estabelece na reorganização das formas de produção do audiovisual.

A cultura digital é o prelúdio do fim do audiovisual em suas diversas formas? Ela prenuncia a ruína das salas de exibição, dos festivais e anuncia a morte da obra de arte a nível estético? O digital favorece a reinvenção dos formatos, das experiências sensoriais, das formas de consumo e dos modelos de negócio no sector do audiovisual? A pirataria apresenta-se como uma prática social a ser combatida? Até que ponto ela pode ser entendida como uma oportunidade para a sobrevivência do cinema em português?

Com a participação de Rodrigo Saturnino, José Luís Garcia, Jorge Martins Rosa e Marta Sofia Pinho Alves

Leave a Reply