Uma oficina em que vamos criar textos e inventar músicas para fabricar canções de liberdade, com Pedro Rodrigues. Canções simples – as mais difíceis de fazer. Para escrever, compor e cantarmos em conjunto. Mas o que é a liberdade? E uma canção, como é?
Para todos a partir dos 7 anos. Número máximo de participantes: 15.
Este é o último dia em que se pode ver a exposição «10 artistas de que Mário Dionísio falou», que reúne obras de 10 artistas sobre os quais Mário Dionísio escreveu em livros, prefácios, álbuns, catálogos, artigos: Cândido Portinari, Júlio Pomar, Júlio, Manuel Ribeiro de Pavia, Carlos de Oliveira, Abel Salazar, Júlio Resende, Manuel Filipe, Vieira da Silva e José Júlio. No 25 de Abril, às 18h30, inauguramos a exposição «O olhar comprometido de Gérald Bloncourt».
18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, do 1º capítulo, «A própria substância dos objectos» da 2ª parte de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio por Ana Figueiredo.
21h30 – Projecção de Os sapatos vermelhos (1948, 133 min.) de Michael Powell. Quem apresenta é António Rodrigues.
HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h, excepto 25 de Dezembro e 1 de Janeiro):
EXPOSIÇÃO «10 ARTISTAS DE QUE MÁRIO DIONÍSIO FALOU» Exposição que reúne obras de 10 artistas sobre os quais Mário Dionísio escreveu em livros, prefácios, álbuns, catálogos, artigos: Cândido Portinari, Júlio Pomar, Júlio, Manuel Ribeiro de Pavia, Carlos de Oliveira, Abel Salazar, Júlio Resende, Manuel Filipe, Vieira da Silva e José Júlio.
BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema. O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.
EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas). O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.
QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?
GRUPO DE TEATRO DA ACHADA Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.