DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2015 ASSINALA-SE A 18 DE ABRIL

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios :: Conhecer, Explorar, Partilhar

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Monumentos15

Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, o ICOMOS Internacional – organização não-governamental associada à UNESCO e dedicada à conservação, proteção, usufruto e valorização de monumentos, centros urbanos e sítios – comemora o seu 50º aniversário de existência. Associando-se a esta efeméride, a Direção-Geral do Património Cultural promove, em articulação com o ICOMOS Portugal, a programação do dia 18 de abril, subordinada ao tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar, através do convite a todas as entidades públicas e privadas para se associarem a esta comemoração, fazendo a recolha e a divulgação do programa a nível nacional.

Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado, são as motivações do DIMS 2015.

A Direção-Geral do Património Cultural procura, à semelhança dos anos anteriores, apresentar uma programação que inclua um conjunto de atividades atrativas para os cidadãos, convidando as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração.

Toda a programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está disponível em www.patrimoniocultural.pt.

http://patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-2015/

O Centro Nacional de Cultura participará nas comemorações do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios” (DIMS), em 18 de abril, com a organização da “Gincana dos Poetas” para famílias. Esta gincana é realizada em colaboração com a Rede das Bibliotecas Escolares e tem início às 11h numa Biblioteca Escolar que estará instalada, neste dia, no Largo do São Carlos.

Durante aproximadamente 1h30, vão ficar a conhecer melhor uma das zonas mais nobres de Lisboa através de quatro das suas personagens mais famosas: Chiado, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Eça de Queiroz.

ÀS 16H00, também no Largo do São Carlos, mas principalmente para adultos, é a partida do peddy paper “Do Chiado ao Orpheu, passando por Pessoa” que o CNC está a preparar. Durante cerca de duas horas, propomos a descoberta de pequenos e grandes detalhes relacionados com o tema e com o património.

Em ambos projetos, a própria questão colocada traz as respostas que se procuram, sempre em sintonia com a cidade, o seu património edificado, as suas personalidades e artistas.

Inscrição prévia obrigatória através do tel. 21 346 67 22 ou do email lmendes@cnc.pt

 

Leave a Reply