ENCONTRO “O IMAGINÁRIO ESOTÉRICO. LITERATURA, CINEM, BANDA DESENHADA” EM BRAGA, DIAS 23 E 24 DE ABRIL

Nos dias 23 e 14 de Abril, vai realizar-se em Braga o Encontro “O imaginário esotérico, literatura, cinema e banda desenhada”.

Não é preciso ser iniciado para constatar a presença explícita ou implícita de um imaginário esotérico em textos marcantes da tradição ocidental (e não apenas). Tematizado em quadros de referência específicos, como é o caso das narrativas góticas, reconfigurado em modelos narrativos e simbólicos provenientes de tradições herméticas e místicas diferentes mas aparentadas (alquímica, cabalística, gnóstica, maçónica), o imaginário esotérico irriga a nossa literatura (Goethe, Pessoa, Yourcenar, contos de fadas), o nosso cinema (Bergman, Spielberg, Kubrick, Annaud, West, de Bront), a nossa banda desenhada (Pratt, Gaiman, Giroux, Arakawa) com as suas imagens e textos sagrados e com os seus discursos heterodoxos e cifrados.

transferir

Esta pregnância é sintomática, em boa verdade, da persistente curiosidade do homem em relação ao transcendente, nas suas diversas variantes, entre as quais a esotérica. E compreende-se sem dificuldade a razão de ser dessa persistência: o esoterismo, não sofre dúvida, afirma-se como um dos lugares da conquista de sentido. E esse sentido esotérico, longe de esgotar as suas virtualidades, assume-se como itinerante, ou seja, transita, para referir as modalidades textuais que nos interessam, da literatura para o cinema, passando pela banda desenhada.

Em cada um destes registos o esoterismo entrega-se à missão de construir um lugar próprio em função de constrições e especificidades narrativas, como é evidente. Mas o esoterismo não é somente um lugar narrativo, é antes de mais igualmente um lugar autoral, se pensarmos em autores cuja arte se nutriu decisivamente de matéria e de pressupostos esotéricos. Basta pensar desde logo em Fernando Pessoa. O esoterismo, enfim, é ainda e seguramente por vezes um lugar epocal, se tivermos presente períodos particularmente afins de mística esotérica, como sucedeu inegavelmente com o Romantismo. São esses lugares do esoterismo que o Colóquio Internacional O Imaginário Esotérico na Literatura, no Cinema e na Banda Desenhada pretende questionar.

Programa em :

http://www.ilch.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=10439&Mid=312&lang=pt-PT&pageid=3&tabid=0

 

Leave a Reply