“ENSAIO GERAL” NA LIVRARIA FÉRIN, COM ALDINA DUARTE E MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA, DIA 15 DE MAIO, ÀS 18:45

Na próxima sexta-feira, 15 de maio, a fadista Aldina Duarte e a escritora Maria do Rosário Pedreira juntam-se à jornalista Maria João Costa para mais um Ensaio Geral. Transmitido semanalmente e gravado uma vez por mês na Livraria Ferin (rua Nova do Almada, 70-74, Lisboa), o Ensaio Geral decorrerá pelas 18.45. A entrada é livre.

Mai_SITE

Este ciclo de tertúlias tem levado um autor e uma personalidade de outra área ao espaço desta livraria, para debate de ideias e uma conversa com o público presente.

Este programa é uma parceria entre a Booktailors — Consultores Editoriais, a Rádio Renascença e a Livraria Ferin.

Aldina Duarte nasceu em Lisboa, em 1967. Com 20 anos começou a trabalhar num jornal, depois numa estação de rádio e, mais tarde, foi monitora num curso de formação profissional do Centro de Paralisia Cerebral. Paralelamente foi membro do coro do grupo Valdez e as Piranhas Douradas. Com 24 anos conheceu o fado através de Beatriz da Conceição. Jorge Silva Melo pediu-lhe que entrevistasse a fadista para um documentário que estava a realizar. Foi com este contacto que a visão de Aldina sobre o fado se transformou. Desde então sempre esteve ligada ao fado e à música. Entre casas de fados e eventos ligados à música edita, em 2004, o seu primeiro álbum: Apenas o Amor. Em 2008 fundou a sua própria editora, a Rodalámusic. Apaixonada por literatura, Aldina Duarte é também poeta, tendo escrito fados para Camané, Gisela João, Mariza ou António Zambujo.

Maria do Rosário Pedreira nasceu em 1959, em Lisboa. Fez os estudos superiores na Universidade de Lisboa, onde se licenciou, em 1981, em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses. Fez ainda o curso de Língua e Cultura do Instituto de Cultura, em Portugal. A sua formação académica abriu-lhe as portas do ensino e da tradução. Amante da atividade editorial, coordenou os serviços da Editora Gradiva, foi diretora de publicações da Sociedade Portugal-Frankfurt/97 e editou os catálogos das exposições temáticas da Expo ‘98, entre outros. Em 1998, tornou-se editora da Temas e Debates. Iniciou a sua carreira literária em 1996, com o livro de poesia A Casa e o Cheiro dos Livros. É detentora de uma obra diversificada em prosa, poesia, ensaio, crónica e literatura juvenil, destacando-se a coleção O Clube das Chaves, o romance Alguns Homens e Duas Mulheres e Eu ou o livro de poesia O Canto do Vento nos Ciprestes.

Leave a Reply