Vai realizar-se em Braga, de 20 a 23 Maio, o 3º Festival de História, com o Tema: DIÁLOGOS OCEÂNICOS: VEIAS DA INTEGRAÇÃO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Serão 12 Mesas de Debates com 45 conferencistas, três Oficinas de História, Mostra de Cinema, Lançamento de cinco livros de História, além de espetáculos de música e poesia. Com curadoria compartilhada entre Brasil e Portugal, tudo isso acontece na cidade de Braga, província do Minho.
Para fazer frente ao seu caráter inovador – de colocar a História no centro de debates e eventos culturais abertos ao público – o Festival de História inova também ao optar por uma curadoria coletiva, destaca a professora Pilar Lacerda, Educadora, graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-secretária de Ensino Básico do MEC e hoje diretora da Fundação SM. E afirma: “As visões diferentes enriquecem o mix de pessoas que vão participar, de temas e de produções culturais”, afirma. Compõem a equipe a historiadora Heloísa Starling, à frente do Projecto República da UFMG, e o professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, José Meireles. Conta, ainda, com a contribuição do jornalista e escritor Lucas Figueiredo e da historiadora Junia Furtado.