PRÉMIO DE LITERATURA CASA DA AMÉRICA LATINA/GRUPO LENA DE TRADUÇÃO LITERÁRIA 2015 PARA GASTÃO CRUZ por Clara Castilho

livrolivros22

O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Grupo Lena de Tradução Literária 2015 foi atribuído a Gastão Cruz, pela tradução da obra “Troco a Minha Vida por Candeeiros Velhos” (“Cambio mi vida por lámparas viejas” no original), do colombiano León de Greiff, publicada em 2014 pela Abysmo.

376676392_640

O júri, constituído por Miguel Serras Pereira (Presidente), Isabel Araújo Branco e Francisco Belard, manifestou ainda o seu reconhecimento pela qualidade excepcional da tradução de Helena Pita para a obra “Concerto Barroco”, de Alejo Carpentier, editado pela Antígona.

Em 2015, o Prémio de Literatura Casa da América Latina/Grupo Lena recebeu candidaturas de 14 obras publicadas em Portugal por nove editoras. O Prémio de Literatura é concedido anualmente pela Casa da América Latina e pelo Grupo Lena, alternando entre a Criação Literária e a Tradução Literária.

Nos últimos anos, o Prémio de Criação Literária foi atribuído ao colombiano Héctor Abad Faciolince pelo livro “Somos o esquecimento que seremos” (2010, Quetzal Editores) e ao brasileiro Manoel de Barros pela obra “Poesia Completa” (2012, Caminho).

Já o Prémio de Tradução Literária 2009 premiou Hélder Moura Pereira pela tradução de “O inútil da família”, do chileno Jorge Edwards, e em 2011 foi a vez de Cristina Rodriguez e Artur Guerra serem distinguidos pelo trabalho desenvolvido em “2666”, do chileno Roberto Bolaño.

Gastão Santana Franco da Cruz, nasceu em Faro, a 20 de Julho de 1941 e é um poeta, crítico literário e encenador português.
Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Como poeta, o seu nome aparece inicialmente ligado à publicação colectiva Poesia 61 (com Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta).

Já traduziu obras de William Blake, Jean Cocteau, Jude Stéfan e Shakespeare. Foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Hoje, para o qual encenou peças de Crommelynck, Strindberg, Camus ou Tchekov. Fundou também o Grupo de Teatro de Letras, em 1965.

 

 

Leave a Reply