CONGRESSO “A CRISE REVOLUCIONÁRIA DE 1975”, DIAS 8 E 9 DE JUNHO, NO PORTO E DIAS 11 E 12 DE JUNHO NO PORTO

O Congresso Internacional ‘A Crise Revolucionária de 1975: Estudos Transversais’ vai realizar dias 8 e 9 de Junho em Lisboa e 11 e 12 de Junho no Porto.

crise-revolucionaria-p

Em Lisboa, na  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. No Porto, na Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto

Conferencista convidado: Roger Dale

OrganizaçãoInstituto de História Contemporânea e CIIE/FPCEUP

Uma das marcas de identidade científica do Instituto de História Contemporânea, nos 25 anos da sua existência, é assumir-se como uma unidade de investigação com capacidade para agenciar temas e problemas da contemporaneidade.
Este Congresso debruça-se sobre o ano de 1975, em particular sobre o período decorrido entre o 11 de Março e o 25 de Novembro, observando aspetos da chamada «crise revolucionária», então ocorrida. Procura reunir perspetivas transversais às várias áreas do conhecimento, de modo a analisar as transformações processadas a nível político, económico, social, cultural e científico. Trata-se de criar uma oportunidade para repensar a historiografia existente sobre a transição portuguesa para a democracia, apontar novas linhas de investigação e proporcionar o cruzamento entre investigadores seniores e juniores.

Leave a Reply