PROJECTO BIBLIOTECA DIGITILE – AZULEJARIA E CERÂMICA ON LINE

O projecto Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EAT-­‐EAT/1173154/2010), tem como objectivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica.

azulejo-portugues
É uma iniciativa conjunta do Artis -­‐   Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Conta ainda com a participação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de História de Aquém e Além-­‐Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e, por último, do Institut National d’Histoire de l’Art (Paris).

O trabalho inédito de João dos Santos Simões (1907-1972), o maior especialista em azulejaria portuguesa do século XX, vai ficar disponível ‘online’, a partir de 27 de maio, no âmbito do projecto de investigação Biblioteca DigiTile.

Nesta biblioteca ‘online’ estará disponível ao público, todo o conteúdo digitalizado: 3.000 fotografias e outras tantas fichas documentais sobre azulejaria, 800 desenhos do pintor e desenhador Emílio Guerra de Oliveira, sobre os vários tipos de azulejos em Portugal, os textos inéditos de João Santos Simões e ainda os textos dos investigadores do Instituto de História da Arte produzidos no âmbito do projecto.

Leave a Reply