CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – 25 a 29 de JUNHO – A NOITE DAS FACAS LONGAS, EXERCÍCIO PRÁTICO DE TEATRO, JORGE CONSTANTE PEREIRA,GRUPO DE TEATRO DA ACHADA E REFUGIACTO, OFICINA DE COSTURA, A PALETA E O MUNDO, CINEMA COM ‘TEMOS PAPA’

25 a 29 de Junho de 2015

Ao fim da tarde, nesta sessão da rúbrica «histórias da História», Sebastião Lima Rego vem contar-nos a noite das facas de longas, purga de Hitler contra os seus opositores internos na noite de 30 de Junho de 1934.

Às 21h30, o Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada organiza uma sessão prática com exercícios e jogos. Quem vier, vem para participar, não para assistir. Tragam roupa prática (género fato de treino), umas meias grossas para andarem descalços (ou mesmo sem meias se estiver calor) e vontade de participar.

Nesta 18ª sessão de «Itinerários», em que uma pessoa conta a sua história pouco vulgar, vamos conversar com Jorge Constante Pereira.Como foi andar entre a composição e o teatro, a educação e a terapia da psicomotricidade, a música e a televisão? Um percurso de vida contado pelo próprio, com Cantigas de Ida e Volta e Amigos de Gaspar pelo meio. O Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada e o Refugiacto, do Conselho Português para os Refugiados, encontram-se e apresentam-nos duas peças: «A missão de Arulalagan» e «Fragmentos de teatro». Nesta última sessão de oficinas de arranjos, vamos fazer arranjos de costura com Irene van Es.Tragam roupa ou tecidos que precise de pequenos arranjos ou remendos.

Máximo de participantes: 10. Para todos a partir dos 6 anos.

Ao fim da tarde, pelas 18h30, vamos continuar a leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. A leitura comentada, por Lena Bragança Gil, com projecção de imagens, é do 2º capítulo, «Revolução e compromisso», da 2ª parte, «Prestígio e fim duma ilusão». Depois, iniciamos a leitura do 3º capítulo, «O sono da razão engendra monstros», com Carla Mota.Mais tarde, às 21h30, projectamos o último filme do ciclo de cinema «Bastidores – fazeres que não se vêem», Temos Papa (Habemus Papam, 2011, 102′), apresentado por Marta Raposo.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – VIDA E OBRA»
    Voltamos, passados quatro anos, à exposição «Mário Dionísio – Vida e Obra», composta por 13 painéis que abordam as várias facetas da vida de Mário Dionísio – a infância e juventude, a faculdade, a escrita e a crítica artística e literária, a militância política, o ensino, a pintura -, complementados por desenhos e pinturas e por seis vitrines que reúnem uma pequena amostra de documentos e materiais biográficos pertencentes ao espólio do autor.
    Uma exposição importante para conhecer melhor a actividade de Mário Dionísio, particularmente numa altura em que a participação de muita gente na vida pública deste país e do mundo é facilmente esquecida. Servirá também como preparação para o Congresso Internacional Mário Dionísio, que se realizará em Outubro de 2016.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, no Largo dos Trigueiros.
  • LIVROS LIVRES
    No terraço da Casa da Achada. É só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar. E era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 Painel 1

Leave a Reply