FESTIVAL “ENLACES” CELEBRA AMÉRICA LATINA EM JUNHO

headerenlacesDe 26 a 28 de Junho, no Alto de Santo Amaro, Alcântara, Lisboa, realiza-se a primeira edição do Festival Enlaces – Culturas latino-americanas em Lisboa, organizado pela Casa da América Latina com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Enlaçart – Associação de Amizade Portugal e América Latina e a Junta de Freguesia de Alcântara.

Destaca-se a importância dos parceiros para conseguir concretizar uma iniciativa que a CAL há muito gostaria de retomar, referindo-se às duas edições do arraial latino-americano que, por força do contexto macroeconómico, foi obrigada a descontinuar.

O festival surge renovado, desde logo com o nome Enlaces: “Só temos a ganhar quanto mais inclusivos formos. Este é um festival para todos. Não há barreiras nem fronteiras, nem mesmo as linguísticas”, como definiu Carlos Castro, vereador das relações internacionais da CML. “Este é um festival de miscigenação de culturas”, disse Sandra Ramirez, da Associação Enlaçart. Continuou: “é importante que os portugueses conheçam melhor a cultura do povo latino-americano, uma comunidade de quase 250.000 pessoas em Portugal”.

Maria Xavier, programadora cultural da CAL, destacou a palavra “culturas”, no plural, como forma de expressar a diversidade da região e a singularidade de cada país. Também sublinhou o carácter participativo do festival, tanto na relação com o público, convidado a ler poesia e a dançar com o “Tango na Rua”, como na adesão à convocatória: de todo o país e também do estrangeiro chegaram perto de 50 propostas de música, gastronomia, artesanato e outras actividades culturais.

O cartaz inclui assim músicos residentes em Portugal, como o venezuelano Diego Gil Fortoul e o grupo de dança folclórica mexicana Chapulines, e músicos que atravessam o Atlântico directamente para o palco Enlaces: é o caso dos brasileiros Duo Passim, Cylene Araújo e Giana Viscardi.

O Festival Enlaces inaugura na sexta-feira, 26, às 19h30, e termina no domingo 28, às 22h00. Localizado junto à Capela do Alto de Santo Amaro, ocorre em simultâneo com a Romaria de Santo Amaro, num ambiente de interculturalidade entre festas e tradições populares.

Sexta-feira, 26 de Junho

21h30 – Giana Viscardi (Brasil)

Giana Viscardi (Voz), Gustavo Marques (Violão e direcção musical), Cauê Silva (Percussão)

Sábado, 27 de Junho

17h00 – Literatura e Poesia

Junto da Capela do Alto de Santo Amaro

18h00 – Chapulines (Primeiro grupo folclórico mexicano em Portugal)

19h00 – Dúo Passim (Brasil)

Jacque Falcheti (voz), Flávio Vasconcelos (violão, composição musical)

20h00 – Diego Gil Fortoul (Venezuela)

Diego Gil-Fortoul (Voz e guitarra), Artur Santos (Baixo), Ivo Santos (Bateria), Nelson Lemos (Teclado)

21h30 – Cylene Araújo

Em apresentação do espectáculo “Pernambuco de Todos os Ritmos é Brasil”.

Domingo, 28 de Junho

17h00 – Tango na Rua

Leave a Reply