EM ESTARREJA “19º AVANCA 2015 FILM FESTIVAL 2015”, DE 17 A 22 DE JULHO

Mais de uma centena de países vão estar representados no “Avanca 2015”, festival de cinema, TV, vídeo e multimédia, coorganizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo município de Estarreja, que decorre de 17 a 22 de Julho.

 b_not-A2-PT

A abrangência geográfica da 19ª edição do festival foi destacada hoje na conferência de imprensa para apresentar o programa do evento por Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, que vai trazer à pequena vila do concelho de Estarreja nomes conceituados da indústria cinematográfica mundial.

É o caso de Alexandra Averyanova, uma realizadora da escola de animação de S. Petersburgo, que no ano passado apresentou no festival de Avanca o filme “Shades of Gray”, exibido em quase todos os grandes festivais de cinema do mundo e que recebeu mais de 30 prémios.

Na diversidade das presenças, o presidente do Cine-Clube realça também a participação do realizador Igor Parfenov e da atriz e ativista Olena Sliusarchchik, da Ucrânia, que dirigem o International Human Rights Fim Festival “Steps”.

“Vêm da Ucrânia, país que está a passar por vicissitudes, com uma panóplia muito alargada de filmes marcados pelas preocupações sociais e significativa no contexto da história do cinema ucraniano. O último filme que vai estar aqui em exibição acompanha tudo o que aconteceu na praça do centro de kiev e trazem-nos essa experiência de juntar a ficção com a realidade”, adianta Costa Valente.

Além das conferências de formação e produção, o Avanca 2015 integra cinco competições.

A competição internacional atribui prémios para a melhor longa-metragem, melhor curta-metragem, melhor animação, melhor direção de fotografia, melhor ator e melhor atriz.

A competição de Televisão e Vídeo atribui um prémio a cada categoria, enquanto a competição de estreia mundial premeia a melhor estreia de longa-metragem e a melhor curta-metragem em estreia. A competição AVANCA atribui prémio ao melhor documentário e à melhor ficção, havendo ainda um prémio de trailer e música na competição trailer in motion e videoclip.

http://www.avanca.com/

Leave a Reply