No dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, o Museu Nacional do Teatro e da Dança inaugurou, a exposição temporária Tempos de Dança: Evocação do Estúdio – Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo. A exposição estará patente até 30 de Setembro.
Pretende-se recriar, em contexto e ambiente museológico, e trazer à lembrança, o que constituía e como era, na sua intimidade, esta instituição de ensino artístico de Lisboa, por onde passaram como alunos, durante mais de 50 anos, alguns dos nossos maiores bailarinos e dezenas e dezenas de crianças e jovens que ali, através da aprendizagem da dança, ganharam mais um contributo para a sua formação artística, para o desenvolvimento e conhecimento do seu corpo e do seu sentido estético e do gosto.
É também uma exposição de homenagem a Anna Mascolo, centrada sobretudo no seu grande contributo enquanto pedagoga, formadora e produtora de conhecimento no domínio da dança e do ensino artístico em Portugal.
Trata-se de um projecto museográfico pensado e executado num curtíssimo espaço de tempo (o Estúdio-Escola corria o sério risco de ser desmantelado e disperso tudo aquilo que o integrava), no qual as peças e objectos expostos o foram sem qualquer intervenção técnica nas áreas de conservação ou restauro, mas que, por isso mesmo, nos trazem ainda à memória o cheiro, as cores e o som daquele espaço, transmitindo esta exposição um sentido de vida e de continuidade de um trabalho artístico que, apesar de agora musealizado enquanto memória de Tempos de Dança, continuará a ter futuro, e que é provavelmente, a par do enorme talento e inigualável elegância que espalhou pelos palcos de todo o mundo, o maior legado que Anna Mascolo nos deixa.
Poderá ser vista, nesta exposição temporária, entre outros objectos e documentos , uma excepcional colecção de cartazes de dança, música e teatro, dois tutus que marcaram a carreira de Anna Mascolo enquanto bailarina clássica, um colecção de programas e fotografias que documentam que dão noticia sobre muitos dos alunos que passaram por aquela Escola-Estúdio e uma rara colecção de gravuras de figurinos para dança de Leon Bakst.
A bailarina e pedagoga Anna Mascolo recebeu no ano de 2012 o doutoramento Honoris Causa na área da Dança atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi, assim, distinguido o percurso artístico, académico e de investigação de Anna Mascolo, bem como a sua demanda em prol da Dança como arte maior em Portugal e no mundo.
Foi a primeira vez em Portugal que o colégio de doutores conferiu este título a uma pessoa proveniente da área da Dança.
No livro “Celebrar a Dança” mais se pode saber sobre a sua carreira.