Na Gulbenkian dia 6 de Agosto às 21,30 – Lok 03 – Alexander Von Schlippenbach / Aki Takase Dj illvibe (Jazz em Agosto 2015)

Na Gulbenkian – Anfiteatro ao Ar Livre – dia 6 de Agosto às 21,30

lok 03

Lok 03 – Alexander Von Schlippenbach / Aki Takase

Dj illvibe

Jazz em Agosto 15

ALEXANDER VON SCHLIPPENBACH (piano)
AKI TAKASE (piano)
DJ ILLVIBE (gira-discos)

Nota: com exibição dos filmes «Berlin, Die Sinfonie der Großstadt» de Walter Ruttman (1927) e «Der Lauf der Dinge» (1984) de Peter Fischli, David Weiss

Lok 03 é uma travessia no espaço e no tempo, que leva os pianos de Alexander von Schlippenbach e Aki Takase, mais a mestria de DJ assinada por Illvibe, em viagem por Berlim, Alma Ata, Istambul, Oklahoma, Buenos Aires e Osaka. Esse mesmo conceito é agora recuperado enquanto acompanhamento improvisado do filme Berlim: Sinfonia de uma Capital, de 1927, realizado pelo alemão Walter Ruttmann, com a música a relacionar-se com imagens de Berlim mas também com a revolucionária técnica de montagem.

A 32ª edição do Jazz em Agosto decorre entre 31 de Julho e 9 de Agosto com uma série de concertos no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2015, o Jazz em Agosto é marcado pela presença em Lisboa de grandes formações orquestrais, uma das características que têm firmado a sua identidade ao longo de três décadas, e pela própria intemporalidade do jazz, através da presença de músicos que regressam a projetos do passado para os reinventar ou que, através de novos projetos, realçam a importância do seu percurso. A edição deste ano dedica ainda especial atenção ao saxofonista Mats Gustafsson, com dois projetos, a ambiciosa Fire! Orchestra – no concerto de abertura – e o surpreendente quinteto Swedish Azz. Destaque especial também para a celebração do 50º aniversário da AACM de Chicago, com a presença de Henry Threadgill e Wadada Leo Smith, músicos emblemáticos desta associação.

Bilheteira

Anfiteatro   €  12,00

Leave a Reply