“LISBOA NA RUA”- FITAS NA RUA: DIA 23 DE AGOSTO, ÀS 22.30, NA RIBEIRA DAS NAUS, “OS AMANTES DO TEJO”, DE HENRI VERNEUIL, FRANÇA, 1955

Com o lema “Lisboa é minha, é tua e de quem a apanhar”, o Lisboa na Rua celebra o Verão na cidade. Traz-nos música às praças e cinema aos becos, exposições aos largos e performances às ruelas, para oferecer noites e fins-de-tarde memoráveis aos lisboetas e aos que nos visitam.

A programação do Lisboa na Rua é grátis e é ecléctica porque se quer de e para todos. Viajamos pelo jazz das big bands até à música de bandas francesas emergentes, que actuam num coreto de Lisboa como se fosse em Paris. Porque a identidade da cidade é também ela múltipla e diversa, sem deixar de ser portuguesa e fadista dos sete costados: tanto ouvimos fado no Largo de São Carlos como ragtime nos parques, a fazer lembrar os loucos anos 20.

A cidade é a musa desta edição do Fitas na Rua, que transporta o cinema para sítios inesperados, procurando um casamento perfeito entre a temática do filme e o lugar em que é exibido. As fitas mostram-nos Lisboa vista pelos nossos olhos e através do olhar do outro, em muitos tempos diferentes.

FITAS 23.8

A arte contemporânea está presente e é para todos, através de exposições, performances, vídeo arte e intervenções no espaço público. E este ano, o teatro também marca presença, através de uma parceria com o Teatro Nacional D. Maria II, que sai à rua connosco.

Para ver programação completa:

http://www.lisboanarua.com/2015/wp-content/uploads/2015/08/lisboanarua2015-programa-web.pdf

Lisboa, uma miragem, com filmes em que Lisboa é a protagonista. O Fitas na Rua associa-se ao Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca para trazer para as sessões imagens de arquivos pessoais de Lisboetas ou sobre Lisboa. Na primeira edição do TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares foram entregues imagens do espólio da Videoteca e imagens recolhidas para este fim a oito realizadores portugueses. Cada realizador apresentará uma curta-metragem, montada a partir desse material, em estreia absoluta nas sessões do Fitas na Rua. Agradecemos aos realizadores que aceitaram este desafio: Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, Jorge Cramez, José Filipe Costa, Manuel Mozos, Margarida Cardoso, Margarida Leitão e Susana Nobre.

23 Agosto Ribeira das Naus 22h00 OS AMANTES DO TEJO de Henri Verneuil França, 1955, ficção, 123’; Com: Daniel Gélin, Trevor Howard, Francoise Arnoul, Marcel Dalio, Amália Rodrigues; Versão original em francês, com legendas em português Um homem e uma mulher conhecem-se em Lisboa, depois da II Guerra Mundial. Lisboa é o cenário perfeito para quem quer fugir do seu passado. Um passeio pela Lisboa de 1955, com os pregões, os eléctricos, os táxis antigos e as particularidades de uma cidade disponível para acolher todos os amantes. O filme conta ainda com a participação especial de Amália, como actriz e fadista.

Leave a Reply