FUSO – FESTIVAL ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, DIA 30 DE AGOSTO, ÀS 22H, NO MUSEU DA MARIONETA

Tem início a 25 de Agosto mais uma edição do FUSO – festival anual de video arte internacional de Lisboa. Desta vez é a Lisboa dos jardins, terraços e esplanadas, por vezes distante do público em geral, que abraça as noites de Verão com uma plateia de espreguiçadeiras preparada especialmente para a apresentação de experiências artísticas marcantes da Vídeo Arte.
Cinco dias de viagem pela Vídeo Arte sugerem, anualmente, um percurso temático abrangente fora do contexto habitual de galerias e museus, em espaços ao ar livre, com entrada gratuita.

A par de uma selecção realizada a partir do open call FUSO, com uma programação distinta que divulga a vídeo arte portuguesa, apresentaremos obras, confrontando linguagens já históricas às mais contemporâneas, que cruzam o vídeo, a performance e o cinema, selecionados e apresentados por curadores internacionais que desenharam este programa exclusivamente para o FUSO.

Juntado artistas, curadores, um elevado número de público geral, especialista e responsáveis de grandes colecções de vídeo arte e instituições artísticas nacionais envolvidas nessa pratica contemporânea, veremos obras da América do Norte e do Sul, Europa e Médio Oriente. Ernesto de Sousa, criador nos anos 70 do primeiro evento de vídeo arte em Portugal.

12_marioneta

Claustro do Museu da Marioneta //30 AGO // 22h00 _ LORI ZIPPAY // SOUNDTRACKS [EAI]
Apresentação: Lori Zippay // Duração:60´

SOUNDTRACKS _ A program of moving Image works from EAI
Electronic Arts Intermix (EAI), uma instituição sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque, tem uma das colecções mais extensas de obras de imagem em movimento produzidas por artistas. O arquivo da EAI tem mais de 3500 obras de arte que vão desde 1960 até ao presente, desde obras seminais de figuras pioneiras até trabalhos media e digitais de uma nova geração de artistas.

Assumindo a forma de “vídeos de música” alternativos, estes trabalhos são largamente conceptuais na sua natureza, onde os artistas exploram o sentido e sintaxe das canções de música pop e rock como “bandasO programa Soundtracks apresenta uma selecção de imagens em movimento da colecção do EAI onde os artistas re-imaginam e reinterpretam imagens e música – canções pop, rock, punk, ruído electrónico – como ponto de envolvimento crítico. O programa varia entre novas obras digitais de artistas emergentes interdisciplinares, tais como C. Spencer Yeh, até trabalhos de vídeo raramente vistos de artistas bem conhecidos, tais como Pipilotti Rist e Dara Birnbaum. O programa conta também com uma edição de vídeo especial de um “espectáculo rock’n roll de marionetas”, que foi concebido e escrito por Dan Graham, com projecções de vídeo de Tony Oursler, com música de Japanther, e um elenco de marionetas liderado pelo mestre marionetista Philip Huber.

Clautro do Museu da Marioneta // 30 AGO // 23h15 // CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

CLAUSTRO @ MUSEU DA MARIONETA // 30 AGOSTO
Convento das Bernardas – Rua da Esperança, n° 146 1200-660 Lisboa // +351 213 942 810 // museudamarioneta

Leave a Reply