No Palácio Foz dia 23 de Outubro de 2015 às 18:00 Recital “Trio in Tempore”

No Palácio Foz – Sala dos Espelhos – dia 23 de Outubro às 18:00

Recital “Trio in Tempore”

trio intempore

“Trio in Tempore” 

* Melissa Fidalgo Fontoura

Nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real a 29 de Abril de 1978. Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos com o professor Francisco Dieguez Doutel, na Escola de Música Osnabruck.

Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório de Música  de Porto e de seguida  na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo da mesma cidade,  onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Constantin Sandu, Manuela Gouveia.

Foi professora de piano em várias escolas como Academia Costa Cabral (Porto), Maiorff (Maia), Centro de Estudos Musicais (Porto), Academia de  Perosinho (Gaia), Conservatório de Vila Real,  entre outras.

Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók sob a orientação de José Parra e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com a soprano Eduarda Melo; recitais de piano e clarinete com clarinetistas como Vítor Pereira e Luís Santos: criação em 2008 de uma Gala Lírica juntamente com seis cantores que esteve em digressão por todo o país e se apresentou em teatros de referência como o Constantino Nery (Matosinhos), Teatro de Vila Real, Teatro de Bragança, Auditório de Chaves.

Desde sempre que tem realizado um trabalho de pianista acompanhadora em cursos, masterclasses e projectos com artistas de várias vertentes. Trabalhou nomeadamente como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho sob orientação do compositor Fernando Lapa.

Dedica-se também a trabalhos de etnomusicologia estando a preparar a edição de um cd com recolhas realizadas na região de Trás-os-Montes.

É Mestre pela Universidade de Aveiro com a tese  sobre a música tradicional transmontana aplicada ao ensino do piano, cuja orientação  esteve a cargo do Professor Doutor António Chagas Rosa.

* Nádia Fidalgo Fontoura

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Conclui o Curso de Piano no Conservatório de Música do Porto. Estudou com Helena Sá e Costa e António Rosado. Conclui o Curso de Canto no Conservatório de Música do porto, na classe da professora Palmira Troufa. Trabalho regular em óperas.

Foi um animal de Inverno na ópera “ A Raposinha Matreira” de Leos Janacék, produzida pela Casa da Música e apresentada no Teatro Rivoli do Porto. Foi um dos elementos do coro feminino da ópera “ O diário de um desaparecido” de Leos Janacék, inserida no Curso de encenação de ópera da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentado no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, no Fórum de Almada e no Auditório da Fundação de Serralves. Recentemente interpretou o papel de Hansel da ópera Hansel und Gretel de E. Humperdinck apresentada na Casa da Música numa co-produção entre Esmae e Colégio do Rosário. Foi dirigida por Cesário Costa , João Paulo Santos e António Saiote.

Participou no Master de canto operático orientado por Ettore Nova e Ambra Vespasiani em Portugal e em Itália, no Ripatransone Opera Festival. Trabalhou com Francisco Lazaro, Diana Somkhieva e Daniel Muñoz.

Conclui o Curso de Canto, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Prof. José Oliveira Lopes.

Actualmente trabalha regularmente com o tenor Daniel Muñoz, em Madrid.

* José Corvelo

É licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo onde integrou a classe do Professor José de Oliveira Lopes. Foi-lhe atribuído o prémio Eng. António de Almeida pela Fundação com o mesmo nome, que distingue os melhores alunos finalistas das Universidades Portuenses. É mestre pela Universidade de Aveiro.

Participou em “masterclasses” com Oliveira Lopes, Fernanda Correia, Rudolf Knoll, Lamara Chkónia, Liliana Bizineche, Enza Ferrari, Jorge Vaz de Carvalho, Francisco Lázaro, Ambra Vespasiani, Ettore Nova e Daniel Muñoz.

Foi solista nas principais obras coral-sinfónicas e em inumeras óperas tendo interpretado vários papeís principais como: Figaro e Conde (Le Nozze di Figaro) Leporello (Don Giovanni), Escamillo (Carmen) e D.Bartolo (Il barbiere di Siviglia), Alfio (Cavalleria Rusticana), Tonio (Pagliacci), Sharpless (Madama Butterfly), Dulcamara (L’Elisir d’amore), Smirnov (The Bear) entre muitos outros.

Entrada Livre

 

Leave a Reply