MATOSINHOS APRESENTA PLANO MUNICIPAL DE LEITURA: INÍCIO DIA 29 DE OUTUBRO, ÀS 18H30, BIBLIOTECA FLORBELA ESPANCA

Dia 29 de Outubro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelas 18h30.

18938112_YVjmZ

O lançamento do livro “Em Teu Ventre”, novíssimo romance do escritor José Luís Peixoto, constituirá o primeiro evento do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos, que será apresentado na próxima quinta-feira, 29 de Outubro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Promovido com o intuito de promover o livro e os hábitos de leitura junto dos matosinhenses de todas as faixas etárias, o PML integrará actividades como encontros com escritores, oficinas de escrita, quizzes literários ou exposições de ilustração.

Ambicionando ser um complemento do Plano Nacional de Leitura, o PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Enquadrará um conjunto de iniciativas que já faziam parte do programa cultural da autarquia, acrescentando-lhe novas actividades e, fundamentalmente, uma visão abrangente e estratégica. Não se limitará, por isso, aos espaços e públicos mais convencionais, indo igualmente ao encontro, por exemplo, da população prisional do concelho e dos mais idosos.

Para além do lançamento do novo romance de José Luís Peixoto, a programação do PML já está definida até Junho de 2016, integrando iniciativas com autores como Carlos Alberto Moniz, Ana Luísa Amaral, Marta Madureira, André Letria, Ana Saldanha, Daniel Jonas, Carla Maia de Almeida ou Margarida Fonseca Santos (ver programa completo no documento em anexo).

Um dos pontos altos do PML será a realização do Encontro de Escritores de Matosinhos, que decorrerá em Fevereiro de 2016, homenageando a escritora Luísa Dacosta, nascida em Vila Real e que viveu em Matosinhos, tendo aqui falecido este ano.

Outubro

  • Quem conta um conto – dia 29 – 10h30 – Carlos Alberto Moniz – Escola EB1/JI da Ermida (AE Abel Salazar).

  • Um escritor no concelho – dia 29 – 18h00 – José Luis Peixoto – Biblioteca Municipal de Matosinhos, 2º piso.

Leave a Reply