CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – CONTRA A ESCOLA CAPITALISTA; PRIMEIRO OLHAR; OS SORTILÉGIOS DA LUZ; CINEMA COM ‘HIGH SCHOOL’ E ‘O PÃO E A RUA ESTREITA’

31 de Outubro a 2 de Novembro de 2015

Conversa com Fátima Chorão, João B. Serra e outros sobre o movimento «Contra a Escola Capitalista» criado depois do 25 de Abril. E hoje?

«Esta publicação, da responsabilidade de um grupo de intervenção “Contra a Escola Capitalista”, pretende contribuir para aglutinar em torno de uma proposta concreta de trabalho nas escolas os professores e os estudantes que consideram que o combate à escola capitalista é uma tarefa importante para forjar uma alternativa de classe à ofensiva da direita neste momento em Portugal, evitando assim o destruir ou recuperar das conquistas alcançadas no campo da transformação da organização da escola e dando simultâneamente um passo que poderá vir a ser relevante para a formação duma coligação de classes que derrote o avanço do fascismo.»
Ponto 1 da nota de abertura do primeiro boletim Contra a Escola Capitalista, Fevereiro de 1976

Em reconhecimento da obra de Rui-Mário Gonçalves: Primeiro Olhar – Programa Integrado de Artes Visuais

Esta oficina homenageia o trabalho desenvolvido por Rui-Mário Gonçalves, conjuntamente com João Pedro Fróis e Elisa Marques, a partir das obras patentes no Museu Gulbenkian e no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Trata-se um caderno para uso de professores cujo objectivo é dar a conhecer um programa de desenvolvimento estético com sugestão de percursos de exploração das obras arte aí expostas.

Na altura o projecto envolveu crianças de meios socialmente desfavorecidos.

A oficina «Primeiro Olhar», que nos propomos realizar no Centro Mário Dionísio, inspira-se neste programa. Vamos descobrir os quadros de Mário Dionísio guiados pelos caminhos idealizados por Rui Mário Gonçalves, grande Amigo de Mário Dionísio e da Casa da Achada, onde, de acordo com o pensamento de Mário Dionísio se quer partilhar a ideia de que é pela Educação e cultura em artes se pode mudar o rumo de muitas vidas.

Para todos a partir dos 5 anos.

Ao fim da tarde, pelas 18h30, vamos continuar a leitura comentada, com projecção de imagens, da 2ª parte, «Prestigio e fim duma ilusão», de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio: «Os sortilégios da luz» por Pedro Rodrigues.

Mais tarde, às 21h30, inserido no ciclo «Escola, para que te quero?», projectamos os filmes High School (1968, 75’) de Frederik Wiseman e O pão e a rua estreita (1970, 10’) de Abbas Kiarostami. Apresentação por Amarante Abramovici.

A programação completa pode ser vista aqui.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h

  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Podem visitar e ler livros no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, no Largo dos Trigueiros.
  • LIVROS LIVRES
    No terraço da Casa da Achada. É só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar. E era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

Leave a Reply