ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO – ASSOCIAÇÃO 25 de ABRIL – CONFERÊNCIA sobre ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO A DESENVOLVER NOS MUNDOS DA IDADE MAIOR (PESSOAS IDOSAS – MAIS DE 65 ANOS) – AMANHÃ, 4 de NOVEMBRO, às 18.30

Associação dos Pupilos do Exército - logo41

7.ª Conferência do Boletim da Associação dos Pupilos do Exército

View this email in your browser

Logo associação 25 de abril

Car@s associad@s
A pedido dos organizadores, junta-se convite.
Cordiais saudações
Vasco Lourenço

CONVITE

A Direção da Associação dos Pupilos do Exército tem a honra de convidar o Exmo. Presidente da Associação 25 de Abril, Sr. Coronel Vasco Lourenço, bem como os demais elementos da Direção e Associados, a assistir à conferência/debate que se realiza no dia 04 de Novembro (quarta-feira) às 18h30 (18h30/20h00), na sede da nossa Associação na Rua Major Neutel de Abreu, N.º 20 S/L Esq.º, em Lisboa, proferida pelo ex-aluno (19470194) António de Oliveira Pena, subordinada ao tema:

Estratégias de Comunicação a desenvolver nos mundos da Idade Maior
(pessoas idosas – mais de 65 anos)

O modelo de comunicabilidade proposto constrói-se interligando competências de cinco paradigmas das Ciências da Comunicação: teoria da argumentação; pragmática; técnica; relação sistema/meio (improbabilidade de comunicação) e critérios epistémicos (caraterizadores de racionalidades). Os três âmbitos de comunicabilidade escolhidos para relevar – envelhecimento ativo, o eu e o outro e problemática sexual – interligam-se na caminhada para construir felicidade como obra de arte.

Nota biográfica do António Pena.

Coronel técnico de manutenção da Arma de Transmissões do Exército (situação de reforma – 79 anos).
Casado desde 1960, três filhos e cinco netos.
Licenciado em Comunicação Social, mestre e doutorado em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL, out1988 a 23jan2006).
Últimas tarefas remuneradas (ano letivo 2013/2014): docente no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), professor associado, partilha na docência nos cursos de licenciatura Engenharia Informática, unidade curricular Ética Socioprofissional (coordenador do curso de 2008 a 2012) e Design de Comunicação, unidades curriculares Cultura Visual e Semiótica.
Três comissões de serviço no Ultramar: Índia Portuguesa (1954/1957 – 2º sargento rádio-montador), Angola (1966/1968 – tenente) e Guiné-Bissau (1970/1972 – tenente/capitão).
Professor no Colégio Militar (major e tenente-coronel) durante cinco anos letivos (1974/1975 a 1978/1979); Matemática, atividade circum-escolar Electrónica e Transmissões (área militar).
Subdiretor do DGMT (tenente-coronel); chefe das repartições de Pessoal e de Instrução na Direção da Arma de Transmissões (tenente-coronel); inspetor e delegado do diretor (major-general) para a área Financeira na Direção dos Serviços de Transmissões – Comando da Logística do Exército (tenente-coronel e coronel).
No Exército foi distinguido com 21 louvores e 12 condecorações. Cavaleiro da Ordem Militar de Avis; duas medalhas de prata de Serviços Distintos; medalhas de Mérito Militar de 1ª, 2ª e 3ª classes; medalha de ouro de Comportamento Exemplar; medalha de Dom Afonso Henriques – Patrono do Exército – 2ª classe e comemorativas.
Envolvimentos atuais:
* Na atividade científica continua disponível como investigador inscrito na FCT; no CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias); CIC. Digital (Comunicação, Informação e Cultura Digital) e no grupo de trabalho Género e Sexualidades da SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação).
* Sócio efetivo da Empresa da Revista Militar; membro da Comissão da História das Transmissões Militares; membro do Conselho Deontológico da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) – segundo mandato (2014/2015/2016) e membro do Conselho Consultivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos  (Presidente da Direção, mandato 2000/2001).

NOTA: O António Pena (antoniopena@netcabo.pt) pode enviar, desde já, o texto base da sua comunicação a quem o desejar.

Pela Direção da APE

Fernando B. Pires
Vicepresidente

Leave a Reply