“A ATRIZ, ARTE E SEDUÇÃO” NA MASTERCLASS DE HISTÓRIA DO CINEMA, DE LAURO ANTÓNIO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL CÉSAR BATALHA EM OEIRAS, SESSÕES DE NOVEMBRO

A Câmara Municipal de Oeiras volta a apresentar mais um ciclo de Masterclass de História do Cinema, intitulado “A Atriz, Arte e Sedução” que, com a assinatura de Lauro António, que vem decorrendo desde 3 de Fevereiro e irá até 1 de Dezembro, no Auditório Municipal César Batalha, localizado nas Galerias Alto da Barra (Avenida das Descobertas, 59 – Oeiras). Desta feita, o cineasta escolheu como tema a mulher, a atriz, selecionando um naipe de 57 grandes senhoras do cinema.

Texto de Lauto António:

O ator e a atriz são a matéria de que se fazem os sonhos no cinema. São eles o rosto, o corpo, a intensidade, a febre, a ternura, o desespero, a loucura, a esperança, o desejo… que nos transportam para outros mundos. Eles são a realidade visível do humano que existe em todos nós e que vemos refletida no ecrã. A atriz e o ator são a resposta plausível do que o argumentista e o realizador imaginaram para personagens a que eles irão dar “vida”, emprestando a sua. Do seu talento transpirará para a tela a força ou a fragilidade, a emoção contida ou a tenacidade, o amor ou o ódio, a sofreguidão ou o desânimo. Da sedução do olhar, do gesto, da palavra sussurrada, da carícia, da entrega, do arrebatamento, do pudor ou da provocação erótica fazem armas fulgurantes que arrebatam plateias.

Nesta Masterclass iremos olhar a mulher, a atriz, desde a ingénua Lilian Gish à provocadora Brigitte Bardot, das divas que vêm do mudo, Marlene Dietrich, Louise Brooks, Greta Garbo, às esculturais Sofia Loren, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Kim Novak, Gina Lollobrigida ou Sharon Stone que arrasaram com as convenções; das stars norte-americanas, que predominam neste universo onde imperaram por direito próprio, Cyd Charisse, Lauren Bacall, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Judy Garland, Vivien Leigh, Bette Davis, Greer Garson, Barbara Stanwyck, Joan Crawford, Lana Turner, Jane Wyman, Ava Gardner, Susan Hayward, Jennifer Jones, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, Natalie Wood, Faye Dunaway, Barbara Steisand, Jane Fonda, Jennifer O’Neil, Susan Sarandon, Jessica Lange, Meryl Streep, Michelle Pfeiffer, Nicole Kidman ou Julie Andrews, havendo aqui rostos e comportamentos para todos os gostos, até às europeias Silvana Mangano, Simone Signoret, Vera Clouzot, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Ingrid Bergman, Claudia Cardinalle, Anna Magnani, Romy Schneider, Jean Seberg, Charlotte Rampling, Isabelle Adjani, Nastassja Kinski, Julie Christie, Deborah Kerr, Vanessa Redgrave, Giulietta Masina, reservando-se ainda um lugar para a luso brasileira Carmen Miranda.

Muito para ver, em obras todas elas também escolhidas segundo um critério de exceção, filmes que marcaram um tempo e impuseram ruturas, assinadas por alguns dos maiores cineastas de sempre. Obviamente que se procurou não repetir títulos já selecionados para anteriores masterclasses. De Ingrid Bergman não veremos o óbvio “Casablanca”, nem de Anna Magnani o evidente “Roma, Cidade Aberta”, por exemplo. Mas a seleção, cremos, é de altíssimo nível e as interpretações evidenciam uma arte absoluta e uma irrespirável sedução. Tudo o que basta para momentos inesquecíveis, para ver e rever. Para recordar ou descobrir.

A entrada é livre.

Início das sessões: 14:00 e 17:00 | * Início da 1ª sessão às 13:30
Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis. M/ 12 anos (exceto assinaladas)
Entrega de senhas (máximo 4 por pessoa e válidas até 10 min. Após o início da sessão):
1ª sessão, a partir das 13:30  / 2ª sessão, a partir das 16:00

Auditório Municipal Maestro César Batalha
Galerias Alto da Barra, Avenida das Descobertas, 59 – Oeiras
O programa pode ser alterado por qualquer motivo imprevisto
Info: tel. 214408565 / 24 – dct@cm-oeiras.pt | http://actriz-arte-e-seducao.blogspot.pt/

10 de Novembro de 2015 Michelle Pfeiffer, em “Os Fabulosos Irmãos Baker” (The Fabulous Baker Boys) de Steve Kloves, com Jeff Bridges, Beau Bridges (EUA, 1989) 114 m; M/ 12 anos.

baker2

 17 de Novembro de 2015 Sharon Stone, em “Instinto Fatal” (Basic Instinct) de Paul Verhoeven, com Michael Douglas, George Dzundza (EUA, 1992) 127 m; M/ 16 anos.

24 de Novembro de 2015 Nicole Kidman, em “Disposta a Tudo” (To Die For) de Gus Van Sant, com Matt Dillon, Joaquin Phoenix (EUA, 1995) 106 m; M/ 12 anos.

1 de Dezembro de 2015 Julie Andrews e Eleanor Parker, em “Música no Coração” (The Sound of Music) * de Robert Wise, com Christopher Plummer, Richard Haydn (EUA, 1965) 174 m; M/ 6 anos. Início das sessões: 14:00 e 17:00 |

Leave a Reply