NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE LISBOA, APRESENTAÇÃO DA OBRA “PENSAR A EDUCAÇÃO”, DIA 12 DE NOVEMBRO, ÀS 18H

Terá lugar no dia 12 de Novembro, pelas 18 horas, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a apresentação da obra «Pensar a Educação», da co-autoria do associado da SPCE Prof. Belmiro Gil Cabrito.

559126

A educação visa, em primeiro lugar, reconhecer e potenciar as capacidades de cada pessoa, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a sua realização pessoal, dotando-a de ferramentas para, ao longo da vida, progredir no conhecimento e na criatividade, na participação na actividade económica e na vida cultural e cívica da sociedade a que pertence.

 A educação é missão de toda a sociedade. Esta deve aprender a valorizar a educação e a cuidá-la como seu património imaterial, competindo ao Estado, o dever de colaborar com a sociedade para que esta se assuma como sociedade educativa.

Entendemos que o actual modelo de gestão não favorece as relações humanas, a responsabilização, a confiança, a criatividade e o sentido colaborativo entre todos os intervenientes no processo educativo, condições indispensáveis para a construção de um projeto educativo participado e devidamente assumido por todas as pessoas que o devem concretizar.

A apresentação da obra será feita pelo Conselheiro da SPCE, Prof. António Nóvoa.

Leave a Reply