Na Fundação Calouste Gulbenkian dia 14 de Novembro 2015 às 14:00 Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano

Na Gulbenkian – Sala 1 – dia 14 de Novembro às 14:00

arte para a infância

Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano

V Encontro Internacional

PROGRAMA

14:00 – Abertura do secretariado

14:30 – Bem-vindos ao Projeto GermInArte!

14:40 – Formação e qualificação de recursos humanos para a primeira infância: O que existe? – Relato sobre as reflexões de um grupo de trabalho. Com: Paulo Ferreira Rodrigues

15:00 – Práticas de formação profissional para a primeira infância: inspiração vinda do Brasil a partir de trabalho realizado no âmbito da Música. Com: Ricardo Freire em diálogo com Dalila Lino

15:50 – Práticas de formação profissional para a primeira infância: inspiração vinda da Dinamarca a partir de trabalho realizado ao ar livre e na floresta. Com: Britta Madsen em diálogo com Dalila Lino

16:40 – Pausa

17:00 – Jardim Interior: TransFormação Artística Imersiva no Projeto GermInArteCom: Paulo Maria Rodrigues

17:30 – Formação e qualificação de recursos humanos para a primeira infância: O que queremos? Conversa com o público, moderada por Helena Rodrigues e Paulo Ferreira Rodrigues

18:00 – Até já!!

Britta Lærke Madsen, pedagogue and nature interpreter. Member of YMCA scouts at Vildbjerg/Timring group; working with 5 – 6 year old children (1999-2006). Bachelor in Social Education / pedagogue (similar to a preschool teacher) (2004). Working in two kindergartens focusing on children and nature mostly 4 year olds; single day-course at The Danish Outdoor Council/”Green Sprouts” – special unit focusing on nature interpretation to children in day care and kindergartens eg. “Autumn in the forest” and “How to play in the forest” (2004-2008). Started working at “Herning Valgmenigheds Skovbørnehave” (the forest kindergarten); single day-courses at “Green Sprouts” – “Jump outside” (2008). Nature interpreter from “Nature & Youth”, an NGO in DK, focusing on nature interpretation for children and young people (2014/15). Events with “Herning Natureclub” for families with small children (0 – 6 year old children); events with children in 2nd grade and teachers from Herning Friskole (the nearby school) (2014).

Dalila Lino é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem o Curso de Educação de Infância e Doutoramento em Estudos da Criança, especialização em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho. Lecionou na Universidade do Minho e na Universidade do Maine em Farmington, USA, onde coordenou o programa da UMF para a creche. Coordenou projetos internacionais no âmbito do jogo e da cultura, da pedagogia e da diversidade na educação de infância. É autora de diversas publicações no âmbito dos modelos pedagógicos para a educação de infância, formação e desenvolvimento profissional dos educadores e resolução de conflitos interpessoais na infância.

Helena Rodrigues é professora do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Autora de publicações de natureza diversificada, é responsável pela introdução das ideias sobre a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon em Portugal. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É diretora artística da Companhia de Música Teatral. Coordenou o projeto Opus Tutti.

Paulo Ferreira Rodrigues é professor adjunto na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde se dedica à formação de músicos, educadores de infância e animadores socioculturais. Doutorado em Ensino e Psicologia da Música (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e pós-graduado em Dança em Contextos Educativos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa), tem particular interesse pela intervenção artístico-pedagógica através da música e da dança. Entre outras publicações, partilha com Ana Ferrão a autoria do livro e CD Sementes de Música para bebés e crianças (Editorial Caminho). É membro da equipa de investigação do CESEM.

Paulo Maria Rodrigues obteve um PhD em Applied Genetics, estudou ópera no Post-Grad Opera Course da Royal Academy of Music e composição com Rolf Gehlhaar, em Londres. Foi Professor na Escola das Artes da Universidade Católica, Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música e Advanced Research Associate no Planetary Collegium. É Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Autor de múltiplos projetos artísticos e educativos, fundou a Companhia de Música Teatral, sendo o seu criador residente. Foi diretor artístico do projeto Opus Tutti.

Ricardo Dourado Freire é Professor Associado da Universidade de Brasília – UnB nas áreas de Clarineta e Teoria Musical desde 1995. Realizou Doutoramento (2000) e Mestrado (1994) na Michigan State University, Bacharelato/ Licenciatura (1991) na UnB. Além de uma intensa carreira como clarinetista e pesquisador, Ricardo Freire desenvolveu uma intensa paixão pela educação musical de crianças pequenas e recém-nascidas nutrida pela sua experiência de ser pai de três meninos. Todo o processo iniciou-se quando a família Freire participou do programa Early Childhood Music da Michigan State University Community Music School, em 1998. Despertado pela experiência familiar, Ricardo Freire participou em cursos de formação com Edwin Gordon, Cynthia Taggart e Beth Bolton em seminários organizados pelo GIML- Gordon Institute Music for Music Learning. Em 2002, Ricardo Freire fundou, na UnB, o Programa de Extensão “Música para Crianças” que oferece cursos de Musicalização e Iniciação instrumental para crianças desde o nascimento aos nove anos.

Bilheteira

Entrada gratuita, limitada ao número de lugares disponíveis e sujeita a registo prévio. Inscrições aceites por ordem de chegada.

Leave a Reply