MUSEU DO NEO-REALISMO – EXPOSIÇÃO MANUEL GUIMARÃES, SONHADOR INDÓMITO – PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR – em VILA FRANCA DE XIRA

Manuel Guimarães - III

No âmbito da exposição Manuel Guimarães, sonhador indómito, patente no Museu do Neo-Realismo até 30 de abril do próximo ano, o Museu desenvolve uma programação complementar que inclui um Ciclo de Cinema – Filmografia de Manuel Guimarães e Colóquios temáticos sobre a obra artística e cinematográfica daquele realizador e artista plástico.

Este ciclo tem início no próximo dia 19 de novembro (quinta-feira, pelas 21h00), com a Exibição do filme Saltimbancos, 1951 (92 min.), sob o tema Neorrealismo no Cinema, obra adaptada do romance Circo do escritor Leão Penedo, cujo tema central é a vida de um pequeno circo ambulante. A sessão conta com a presença e comentário de Leonor Areal, curadora da exposição.

No dia 21 de novembro (sábado, pelas 15h00) realizar-se-á o Colóquio Contexto Social e Artístico, com as presenças de Mário Jorge Torres, Professor Associado no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras e Investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e de António Pedro Pita, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo. O Colóquio será precedido da Exibição do filme Fernando Namora, 1969 (12 min.), que nos revela a faceta de documentarista do realizador.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Contamos com a sua presença.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal

Fernando Paulo Ferreira

 

Gabinete de Comunicação e Imagem

 logo

 

 

Tel.: 263 285 626
Fax:  263 284 814
Email: neorealismo@cm-vfxira.pt

Leave a Reply