CONFERÊNCIA “PÃO-POR-DEUS BRASILEIRO: A TRADIÇÃO ALÉM MAR”, DIA 23 DE NOVEMBRO, ÀS 17H, NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

“A tradição do “pão-por-Deus” no Brasil é o tema da conferência de Eliane Debus, no dia 23 de Novembro, às 17h, na sala 1.12 – Ed. B1 da FCSH/NOVA, em Lisboa.

207_Pão-por-Deus brasileiro_1024x976

A palestra apresenta a tradição poética do Pão-por-Deus a partir de dois exercícios: o da professora-pesquisadora, tantas vezes trilhado em trabalhos académicos sobre literatura produzida para a infância e juventude, e o recém-iniciado caminho de professora-escritora, a partir da autoria do livro infantil É tempo de Pão-por-Deus. Tecendo a história da tradição em Portugal e Brasil, aponta-se as proximidades e distanciamentos entre a sua recorrência nos dois países.

Eliane Santana Dias Debus nasceu em 1966, na cidade de Sombrio (SC), e reside há 20 anos em Florianópolis. É Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com a dissertação “Entre vozes e leituras a recepção da literatura infantil e juvenil” (1996) e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com a tese “Monteiro Lobato e a formação de leitores” (2001). É professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, actuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. É também membro do Grupo de Estudos de Literatura Infantil e Educação para a Literacia (LIBEC), da Universidade do Minho, Braga/Portugal.

A entrada é livre.

Leave a Reply