CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – APRENDER FORA DA ESCOLA – PRIMEIRO OLHAR – «DESENCONTROS» – CINEMA COM ‘A IDADE DA INOCÊNCIA’

28 a 30 de Novembro de 2015

No ciclo «Escola, para que te quero?», pensámos que seria importante discutir o que se aprende fora da escola.

Que outras aprendizagens existem? E, de facto, o que se aprende? Onde? Como? Há professores e alunos fora das escolas? E aprender fora e dentro da escola? O que muda?

Conversa com Carmen Cavaco, Irene Santos e Paula Guimarães.

Em reconhecimento da obra de Rui–Mário Gonçalves: Primeiro Olhar – Programa Integrado de Artes Visuais.

Esta oficina homenageia o trabalho desenvolvido por Rui-Mário Gonçalves, conjuntamente com João Pedro Fróis e Elisa Marques, a partir das obras patentes no Museu Gulbenkian e no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Trata-se um caderno para uso de professores cujo objectivo é dar a conhecer um programa de desenvolvimento estético com sugestão de percursos de exploração das obras arte aí expostas.

Na altura o projecto envolveu crianças de meios socialmente desfavorecidos.

A oficina «Primeiro Olhar», que nos propomos realizar no Centro Mário Dionísio, inspira-se neste programa. Vamos descobrir os quadros de Mário Dionísio guiados pelos caminhos idealizados por Rui Mário Gonçalves, grande Amigo de Mário Dionísio e da Casa da Achada, onde, de acordo com o pensamento de Mário Dionísio se quer partilhar a ideia de que é pela Educação e cultura em artes se pode mudar o rumo de muitas vidas.

Para todos a partir dos 5 anos.

Ao fim da tarde, pelas 18h30, continamos a leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. Vamos começar com a leitura da 3ª parte, «Os primeiros pintores malditos». Quem lê o 1º capítulo, «Desencontros», é José António.

Mais tarde, às 21h30, inserido no ciclo «Escola, para que te quero?», projectamos o filme A idade da inocência (1976, 104’) de François Truffaut, apresentado por João Rodrigues.

A programação completa pode ser vista aqui.

RECEBEMOS, NA CASA DA ACHADA:

  • TEATRO: ERA UMA VEZ
    Terça-feira, 23 de Novembro, 18h
    O Grupo de Teatro do Centro de Apoio Social de São Bento apresenta o espectáculo Era uma vez, a partir de uma ideia de Zeferino Aires. Com Ana Cristina Caldeira, Carla Henda, Célia González, João Paulo Alves, Júlia Duarte, Manuel Gonçalves, Maria José Almeida, Orlando Henriques, Soraia Moreira e Zeferino Aires; direcção de Graça Costa; figurinos e luminotecnia de Maria Luíz.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h

  • EXPOSIÇÃO «ESCOLAS: REAPRENDER E ENSINAR»
    Através de documentos e imagens inéditos, traçamos o percurso singular de dois professores que também foram alunos antes e depois do 25 de Abril. Mário Dionísio e Maria Letícia Clemente da Silva estiveram ligados ao ensino, deram aulas em vários liceus de Lisboa, e empenharam-se em tornar a escola um lugar de efectiva formação dos jovens. O que pensavam sobre educação e como punham em prática as suas ideias, muito diferentes das que, durante décadas, foram impostas a professores e alunos pelo antigo regime? Uma exposição que nos ajudará a pensar os problemas das escolas hoje.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Podem visitar e ler livros no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, no Largo dos Trigueiros.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 Era uma vezEscolas - I

Leave a Reply