EM FEVEREIRO (1,2 E 3) CABO VERDE JUNTA ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA por Clara Castilho

caboverde21

Depois de Natal (Brasil), que acolheu as quatro primeiras edições, e de Luanda (Angola), onde se realizou o V Encontro Escritores de Língua Portuguesa (EELP), a cidade da Praia, em Cabo Verde, será a próxima anfitriã do evento.

A VI edição destes encontros anuais promovidos pela UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – acontece nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro de 2016 e leva a Cabo Verde vários nomes de proa da literatura lusófona.

logotipo-6o_eelp-praia_corte

 Este encontro, em torno da língua portuguesa, contribui para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes. Nele participarão escritores representativos e publicamente reconhecidos de todos os países de Língua Portuguesa e, ainda, da região administrativa especial de Macau.

No VI EELP serão analisados os temas “A Literatura e a Diáspora”, “A Literatura e a Insularidade” e a “Poesia e a Música”.

Estão já confirmadas as presenças dos seguintes escritores:

Angola – Ana Paula Tavares, José Luís Mendonça e Luandino Vieira;
Brasil – João Paulo Cuenca;
Cabo Verde – Abraão Vicente, Germano Almeida e Vera Duarte;
Guiné-Bissau – Odete Semedo;
Macau – Ricardo Pinto e Yao Jing Ming;
Moçambique – Luís Patraquim;
Portugal – João de Melo, José Carlos Vasconcelos, José Fanha, José Luís Peixoto, Miguel Real e Zeca Medeiros;
São Tomé e Príncipe – Goretti Pina;
Timor-Leste – Luís Cardoso (Takas).

O programa do encontro, que contará com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inclui uma homenagem ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes, falecido no verão, pelo também escritor cabo-verdiano Germano de Almeida.

Leave a Reply