PRÉMIO JACINTO PRADO COELHO ONTEM ENTREGUE A JOSÉ SEABRA PEREIRA E FERNANDO CABRAL MARTINS

livrolivros22

O Prémio de Ensaio Jacinto Prado Coelho foi instituído pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, com o patrocínio da Direcção-Geral dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro. Teve a sua primeira edição em 2010. Destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega.

O prémio foi entregue ontem, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, a Fernando Cabral Martins e a José Carlos Seabra Pereira, vencedor em ex-aequo.

palestra

Fernando Cabral Martins foi distinguido pela  obra “Introdução ao estudo de Fernando Pessoa”. É  docente do Departamento de Estudos Portugueses. Além de docente de literatura portuguesa na FCSH/NOVA, Fernando Cabral Martins é também autor de livros de ficção, literatura e arte, nomeadamente “Cesário Verde ou a Transformação do Mundo”, “O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro”, “O Trabalho das imagens” ou “Julio. O Realismo Mágico”. Também organizou várias edições de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Alexandre O`Neill, Luiza Neto Jorge e coordenou o “Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português”.

 osé Carlos Seabra Pereira

José Carlos Seabra Pereira foi distinguido pela obra “Aquilino, a escrita vital”. É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Seabra Pereira dirige o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Licenciado em Filologia Românica, é doutorado pelas universidades de Poitiers, em França e Coimbra.

Leave a Reply