No CCB – Grande Auditório – dia 17 de Fevereiro 19:00 | Ellen van Loon OMA e dia 9 de Maio 19:00 | Christian Kerez
Distância Crítica
Conferência Ellen van Loon – OMA
Ellen van Loon
A 2ª edição de Distância Crítica regressa em 2015, em coprodução com o Centro Cultural de Belém. Uma vez mais a Trienal Arquitetura de Lisboa aposta em arquitetos de renome num programa composto por cinco conferências.
Ellen van Loon (OMA) Ellen van Loon é uma arquiteta de vanguarda que, em 1998, integrou o atelier OMA responsável por alguns dos edifícios mais emblemáticos do mundo, entre os quais a Casa da Música em Portugal (Prémio Riba 2007).
Diversos projetos que desenvolveu foram galardoados caracterizando-se por combinar sofisticação e uma complexa execução técnica. São exemplos disso a sede Rothschild Bank, o Maggie’s Centre perto de Glasgow e a Embaixada da Holanda em Berlim (vencedor Mies van der Rohe 2005). Do seu perfil destacam-se o profundo conhecimento técnico e operacional e uma forte visão para o negócio.
Atualmente está a trabalhar num projeto de biblioteca multimédia em França e o Centro de Arquitetura Dinamarquês, em Copenhaga.
No final da conferência, irá realizar-se uma conversa com o arquiteto Pedro Baía.
17 Fevereiro 2016 |19:00 Preços: 5€ (em toda a sala) s/descontos
Christian Kerez A última conferência do 2º ciclo de Distância Crítica conta com a presença do suíço Christian Kerez, nome escolhido para representar o seu país na edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza.
O arquiteto e professor que começou por ter um extenso trabalho publicado no campo da fotografia de arquitetura – área que até hoje exerce grande influência no seu trabalho – vem a Lisboa dar a conhecer a sua abordagem à criação, o seu fascínio pela luz e da estrutura enquanto forma.
No final da conferência, irá realizar-se uma conversa com João Belo Rodeia.
9 de maio 2016 |19:00 Preços: 5€ (em toda a sala) s/descontos
Co-produção CCB | Trienal de Arquitectura de Lisboa