ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – INFOGRAFIA EXPRESSO: MENOS A TRABALHAR E MAIS À PROCURA DE EMPREGO

banners-tipo-site1

15 de Fevereiro de 2016

Infograf-expresso-13fev2016-214x300

O Expresso publicou este sábado uma infografia com os números do emprego e desemprego (INE) no seu caderno de economia. Oficialmente há 4.561,5 pessoas a trabalhar e 633,9 desempregadas em Portugal neste momento, com o desemprego a afetar um pouco mais os homens.

O facto que sobressai desta estatística é que são mais afetadas pelo desemprego as pessoas que têm uma habilitação literária mais baixa e aquelas que estão entre os 45 e os 64 anos, de quem muitas vezes se diz que são “novas demais para a reforma e velhas demais para trabalhar”.

há dias tínhamos chamado à atenção para estas pessoas que foram deixadas para trás pela austeridade. Neste momento era preciso inseri-las no mercado de trabalho, certificando as competências que ganharam com os anos de trabalho que têm e garantindo que têm meios de aceder a qualificação se assim desejarem.

Chamamos ainda à atenção para o conceito de desempregado que o INE usa, porque para ser “desempregado” é necessário que esteja “à procura de emprego” e infelizmente muitas pessoas já não procuram emprego, sendo contabilizadas noutras categorias estatísticas. Hoje em Portugal o desemprego real deve estar perto do dobro do estimado oficialmente.

facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

________

Ver o original em:

Infografia Expresso: menos a trabalhar e mais à procura de emprego

Leave a Reply