O Festival é assim apresentado: “Costumamos dizer, que as áreas do pensamento mais importantes são a Filosofia e a Arte. Integram ambas o saber, o conhecimento, a emoção, as ideias, a verdade. São a vanguarda para a (re)construção do mundo.
E a vanguarda constrói-se, a cada momento, não apenas pela repetição de resultados positivos, mas antes pela sua consolidação, investindo continuamente nos processos que a eles levaram.
Consolidamos a MONSTRA em Lisboa. Em 2016 estamos em 32 salas, 61 escolas, 12 universidades. Vamos levar a MONSTRA e a MONSTRINHA a 10 cidades de Portugal e a mais duas dezenas nos cinco continentes. De Timor a Brasília, de Arras a Buenos Aires, de Berlim a São Paulo, de Maputo a Viena. Realizámos a quinta edição da MONSTRA em França. De 300 espectadores em 2002, ultrapassámos os 5.500 em 2015.
Duzentos e trinta e oito estão em competição de Longas, Curtas, Estudantes, Curtíssimas, Prémio Vasco Granja e MONSTRINHA. E destes, cerca de 200 são estreias mundiais, europeias ou nacionais.
… Vinte cinco é também a idade de duas das mais importantes produtoras de animação portuguesas. Nesta edição vamos visitar e comemorar, através de filmes, exposições e um concerto a história dos Animais e da Animanostra.
25 é também o numero de troféus da MONSTRA 2016.
Mas a MONSTRA é feita também de exposições, sete no total. 20 Workshops e Master classes de grandes mestres mundiais na arte da animação, musica e interatividade
A MONSTINHA mantém o seu dialogo anual com alunos, professores e famílias em encontros com filmes, oficinas e sessões comentadas. Este ano também com sessões continuas para bebés.
…É bom fazer parte de uma comunidade, de um mundo que se une…pela Arte.
21h30 – Sala Manoel de Oliveira | Encerramento MONSTRA 2016 | Closing Ceremony
Entrega de Prémios | Award Ceremony
Melhor Filme Português | Best Portuguese Film
Estreia | Premiere