NO CINEMA S. JORGE, “PEDRO E INÊS” – A “DEFICIÊNCIA” A MOSTRAR DO QUE É CAPAZ, DIA 22 DE MARÇO, ÀS 21H

No dia 22 de Março de 2016, pelas 21.00 horas, o Elo Social leva a cena, na Sala do Cinema S. Jorge, a peça de teatro “Pedro e Inês” com um elenco de Actores com deficiência intelectual e multideficiência.

“Pedro e Inês” conta mais de 60 Actores que, em papéis principais, secundários ou como figurantes vestem a roupagem das personagens e dão expressão aos amores de Pedro e Inês. Esta peça baseia-se numa versão simplificada da obra dramática de Armando Martins Janeira “Linda Inês ou o Grande Desvairo” e a encenação foi adaptada às especificidades dos actores.

pedro_ines

Este espectáculo, que estreou em 2014, foi considerado imperdível pelo papel dos protagonistas, gente especial que com engenho e arte busca uma verdadeira igualdade de oportunidades e a inclusão social.

Trata-se de uma peça simplificada da obra dramática de Armando Martins Janeira “Linda Inês ou o Grande Desvairo” (2005), na qual houve o cuidado de manter o seu enredo trágico-amoroso, adaptando a encenação às especificidades dos seus actores.

Na sua primeira exibição, na mesma Sala do Cinema S. Jorge, passaram pelo palco um elenco de mais de 60 Actores que, em papéis mais principais, secundários ou simplesmente figurantes vestiram a roupagem dos personagens e deram expressão aos amores de Pedro e Inês, à teia trágica que se urdia contra eles, à morte da Inês e vingança de D. Pedro, até ao epílogo que culminou com a coroação de Inês que, depois de morta, foi rainha.

Brilhante foi o testemunho da escritora Isabel Fraga que, tendo sido uma das espectadoras, nos enviou um depoimento do qual vos deixamos um pequeno excerto:

…”Os Actores interiorizaram plenamente a grandeza do amor absoluto e satisfação do poder. A mímica ultrapassa os gestos, está patente desde a dor que quase reduz as dimensões dos corpos dos filhos de D. Pedro e D. Inês, vítimas sem voz, vibrando na energia do silêncio, ao rei D. Afonso IV, genial e eloquente em cada movimento e a um D. Pedro que extravasa de emoção. Belíssimos cenários e guarda-roupa, todos da responsabilidade do Elo Social. Um espectáculo aplaudido de pé por uma assistência que esgotou a imensa sala do S. Jorge.”

Espectáculo imperdível cujos protagonistas é gente especial que com engenho e arte, busca, sem vacilar, uma verdadeira igualdade de oportunidades e a sua inclusão social.

Pode procurar os ingressos no Elo Social (Av. Dr. Alfredo Bensaúde, Azinhaga do Casquilho Nº 1, Lisboa), e-mailreservas@elosocial.org e telefone 218540360 ou 963469546.

Leave a Reply