O Museu do Neo-Realismo associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial da Poesia, desenvolvendo um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Vozes Femininas do Neorrealismo”.
Entre 1946 e 1950, Manuela Porto (a primeira grande declamadora de poesia em Portugal) e Maria Barroso (extraordinária declamadora de poesia e interveniente na luta pela democracia em Portugal), realizaram em conjunto alguns recitais de poesia. Esses recitais eram muitas vezes precedidos por uma conferência que enquadrava e explicava os poemas que se iriam escutar e incluíam também, a meio, uma parte musical em que se executavam, e por vezes se explicavam, peças de compositores da época.
É à semelhança desses recitais que 70 anos volvidos se apresenta no MNR uma performance reconstrutiva de um desses recitais de poesia e música. Com conferência inicial pelo professor José Geraldo, que apresentará o recital, duas atrizes, Helena Faria e Teresa Faria, vão dar novamente voz a alguns desses poemas, intercalados pela música da harpa de Filipa Taipina.
Ao longo do dia a Livraria do MNR apresenta também um conjunto de documentos reveladores do envolvimento de Maria Barroso e Manuela Porto na ação poética em Portugal durante a ditadura.
Contamos com a sua presença.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal
Fernando Paulo Ferreira
Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel.: 263 285 626
Fax: 263 284 814
Email: neorealismo@cm-vfxira.pt
________
Sobre outras comemorações do Dia Mundial da Poesia no concelho de Vila Franca de Xira ver em:
http://www.cm-vfxira.pt/frontoffice/pages/50?news_id=2785