AS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DAS FESTAS POPULARES DE S. PEDRO NO MONTIJO – por JOSÉ BASTOS

MTJ

 

A cidade de Montijo é hoje uma centralidade na margem Sul do “Arco Metropolitano de Lisboa”, tem boas acessibilidades em auto-estrada com ligações a todo o país, à ponte Vasco da Gama com fácil acesso à capital e aos concelhos da margem Norte. Existem em toda esta região milhões de pessoas que gostam das festas dos santos populares.

Lisboa está a abarrotar de turistas estrangeiros no mês de Junho e é neste mês que se festejam em Portugal os santos populares. Em 13 de Junho festeja-se o Santo António em Lisboa, e no Montijo realizam-se as famosas e tradicionais festas populares em honra de são Pedro a 29 de Junho ( 6 dias de festas). A Região de Turismo de Lisboa à qual o Montijo pertence tem obrigação de promover as duas festas, para que os turistas que se deslocam à capital naquele mês visitem também as nossas festas de São Pedro.

Se as agências que promovem o turismo se interessarem pelas nossas festas, estou convencido que vai ser um êxito e que os turistas vão gostar tanto ou mais do que nós gostamos.

Todo o nosso passado histórico está ligado a Lisboa. A nossa economia sempre se desenvolveu com a ligação por via fluvial à capital. E os lisboetas durante séculos vieram às Festas em honra da Nossa Senhora da Atalaia. A Senhora da Atalaia foi durante muitos anos a padroeira das alfândegas.

Com a construção da ponte Vasco da Gama inaugurada em 1998, o Montijo cresceu cerca de 15.000 habitantes e aproximou-se muito de Lisboa por via rodoviária, o nosso destino natural.

As nossas festas são consideradas das melhores a Sul do país. Têm um programa muito diversificado e hoje são muito populares. Os jovens de hoje tal como os de todas as gerações adoram as festas.

As procissões (no mar e em terra) em honra de São Pedro, as bonitas iluminações das ruas e da igreja matriz, os becos decorados com flores de papel, os espectáculos no coreto e noutros palcos montados pelas festas, as largadas de toiros na rua, as corridas de toiros, o cortejo marialva, marchas populares, a lavagem dos pescadores no dia de S. Marçal, os comes e bebes, as tertúlias populares, muitos bares e esplanadas por toda a festa, o bibe eléctrico, a feira franca, o fogo de artíficio e a queima do batel deixam encantados os Montijenses e as pessoas que nos visitam.

As Festas de S. Pedro têm vindo a melhorar bastante nos últimos dois anos. A participação das pessoas, das colectividades e de todas as entidades que se dedicam a actividades culturais no concelho têm trazido uma grande mais valia às nossas festas.

Foi uma grande melhoria para as festas e uma boa ideia, quando o ano passado se ligou o arraial da Praça da República à zona das largadas na rua Joaquim de Almeida.

Penso que tudo está a correr bem em relação às festas de 2016, foi nomeada com tempo uma comissão das festas, competente que já está a trabalhar há meses na sua organização. Para que tudo resulte bem é preciso tempo e por isso não se pode nomear a comissão muito em cima das festas.

Para que as festas sejam um grande motivo turístico e uma marca do nosso concelho, conhecida em todo o país e no estrangeiro é necessário investir mais em publicidade e estarmos mais ligados à Região de Turismo de Lisboa e ao pelouro do turismo da Câmara de Lisboa.

Também penso que se os Montijenses que gostam das festas partilharem a sua publicidade nas redes sociais elas chegam a todo o lado.

José Bastos

Leave a Reply