EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “INQUÉRITOS AO TERRITÓRIO. PAISAGEM E POVOAMENTO”, DIA 14 DE ABRIL, ÀS 18H30, NO MUSEU DE ETNOLOGIA, LISBOA

No próximo dia 14 de Abril, pelas 18h30, o MNE inaugura a exposição temporária «Inquéritos ao Território. Paisagem e Povoamento». Estará patente ao público até dia 16 de Outubro.

unnamed

«Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento é uma exposição que coloca em diálogo múltiplos olhares e perspectivas sobre Portugal desde finais do século XIX até à actualidade. Por um lado, os olhares que, em particular nos domínios da Etnologia, da Arquitectura e da Geografia, promoveram a descoberta e o conhecimento sistemático do território e da sua diversidade cultural. Por outro, os olhares de um variado conjunto de artistas que, com recurso à fotografia, e em alguns casos ao filme, tomam o território e a paisagem como objecto da sua produção ou intervenção desde as últimas décadas.

Na exposição é apresentada ao público uma selecção de objectos das colecções do Museu Nacional de Etnologia, colocados em diálogo com os diversos olhares, artísticos ou científicos, que estruturam a narrativa expositiva, sendo dado especial destaque à ilustração da intensa actividade e produção científica da equipa de Jorge Dias, que está na origem da fundação do próprio Museu.

A exposição resulta de uma parceria estabelecida entre o Museu Nacional de Etnologia e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, com curadoria de Nuno Faria, e constitui uma segunda versão da exposição inicialmente apresentada em Guimarães.

Expedição Científica à Serra da Estrela (1881), Orlando RibeiroInquérito à Arquitetura Regional (1955-1957), levantamentos realizados no âmbito doCentro de Estudos de Etnologia (Jorge Dias, Margot Dias, Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira), Alberto CarneiroLuís Pavão,Duarte BeloÁlvaro DominguesNuno Cera e Diogo LopesPaulo CatricaValter VinagreAndré Príncipe, Pedro TropaDaniel BlaufuksMariana Caló e Francisco QueimadelaÁlvaro TeixeiraJorge GraçaEduardo Brito, Duas Linhas (Pedro Campos Costa e Nuno Louro) e Sete Círculos (Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto), Carlos Alberto Augusto

Leave a Reply