No Teatro Nacional de São Carlos dias 5 e 7 de Maio 2016 às 20:00 Messa de Requiem | Verdi

No Teatro Nacional de São Carlos dias 5 e 7 de Maio às 20:00

verdi

MESSA DA REQUIEM
Giuseppe Verdi (1813 – 1901)

Direção musical / music director: Gianpaolo Bisanti
Soprano: Rachele Stana Shkosa
Tenor: Massimiliano Pisapia
Baixo: Nicola Ulivieri
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular | chorus director: Giovanni Andreoli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular | principal music director: Joana Carneiro

Verdi reverenciava dois vultos maiores da cultura italiana: Gioachino Rossini e Alessandro Manzoni. Considerava o primeiro o maior compositor italiano de ópera, e a obra do segundo, “I promessi Sposi”, permaneceu à cabeceira de Verdi até à sua morte. Quando, em 1868, morre Rossini, Verdi convida 13 compositores italianos a escreverem conjuntamente um Requiem dedicado ao mestre de Pesaro. Por razões várias, a sua representação foi cancelada 9 dias antes da projetada estreia.
Todavia, quando em 1873, sabe do desaparecimento de Manzoni, Verdi, a partir do ‘Dies Irae’ já esboçado para o requiem de Rossini, compõe um Requiem à memória do ilustre poeta e escritor. Apesar de indesmentíveis momentos operáticos, a obra não é, como tantas vezes denominada, a ‘melhor ópera de Verdi’, muito menos ‘uma ópera em paramentos’. Para alguém confessadamente agnóstico, Messa da Requiem resulta uma criação avassaladora, moderna no seu singular recolhimento e compreensão da Vida e da Morte tal como expressa musicalmente por um homem reconciliado com a sua espiritualidade.
Dirigida pelo compositor, “Messa da Requiem” estreia-se na Igreja de São Marcos, Milão, em 1874, ano em que nasce Albert Einstein, Moscovo ouve Eugene Onegin pela primeira vez, desaparece Bernardette Soubirous, a vidente de Lourdes e, em Lisboa, morre o pintor Tomás da Anunciação.

Bilhetes

10,00 a 40,00 euros

Leave a Reply