No Centro Cultural de Belém dias 20 e 21 de Maio 2016 Conferência

No CCB – Pequeno Auditório – dias 20 às 17:00 e às 20:00 e 21 às 9:30 e às 18:00

Conferência / Lançamento de livro / Estreia de documentário

Depois do Espanto

Conferência / Lançamento de livro / Estreia de documentário | Programação artística para a infância: questões sobre criação artística, infância e públicos

conferencia

Fábrica das Artes | para todas as infâncias

A conferência propõe um espaço de reflexão e debate sobre a programação artística e a criação artística para a infância, a receção pelos públicos e as relações que se têm estabelecido entre infância e arte no âmbito das Instituições Culturais. No primeiro dia iremos partilhar o projeto de programação desenvolvido pela Fábrica das Artes do CCB durante o ano 2015 – Best Of Fábrica das Artes. Tratou-se da revisitação de algumas das criações apresentadas ao longo dos últimos anos e da abertura de espaços de escuta e de debate com artistas, equipa e públicos – crianças, jovens, educadores. Sendo a Fábrica das Artes um projeto educativo, envolvendo públicos infantojuvenis e dedicando-se à criação no âmbito das artes performativas, várias interrogações, ao longo da experiência dos últimos sete anos, vinham-se levantado quanto ao sentido dos termos desta fórmula. Que arte é própria para a infância? O que é a infância? Que infâncias se assumem na programação? Que espantos e curiosidades são aqui ativados? O que é um objeto artístico para a infância? Como pensam os artistas as infâncias dos públicos nos seus processos de criação? Qual o valor da experiência estética e artística para estes públicos? O que é artisticamente educativo para a infância? Encomendámos à Graça Castanheira um filme documental, filmado ao longo de todo o ano, um meta-objeto que regista as várias dimensões deste projeto e cuja estreia abrirá a conferência. Ainda no primeiro dia, será também assinalado o lançamento do livro “Nós pensamos todos em nós”, que documentará todo este projeto. No segundo dia, a conferência propõe a abertura ao debate público alargado e, além dos artistas do projeto, convida oradores de diversas áreas do conhecimento a cruzar este campo específico da criação artística. É a partir desta transversalidade que as questões sobre conceções de infância, criação artística e educação serão abordadas.

PROGRAMA (SEXTA E SÁBADO – Bilhete válido para os dois dias)

(sujeito a alterações)

20 DE MAIO, 17h-20h

17h00 Abertura – Elísio Summavielle – Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém

17h15 Lançamento do livro “Nós pensamos todos em nós” – Madalena Wallenstein

17h30 Graça Castanheira – Realizadora

18h00 Estreia do documentário “Nós pensamos todos em nós”

19h20 Debate aberto

21 DE MAIO, 9h30-18h00

9h30 Abertura

10h00 Walter Kohan – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – “A infância de todos nós”

10h30 Catarina Silva Martins – Faculdade de Belas Artes do Porto – “(Im)possibilidade de um devir: A educação artística que se pensa”

10h50 Maria de Assis – Fundação Calouste Gulbenkian

11h15 Intervalo

11h45 Debate – Moderação por Raquel Ribeiro dos Santos

13h00 Almoço

14h30 Jorge Ramos do Ó – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – “Sobre o tradicional cerco à inventividade infanto-juvenil e o amanhã da escola como uma comunidade de iguais”

15h00 Rui Pina Coelho – Escola Superior de Teatro e Cinema – “O espectador mais alto da sala”

15h20 Elisabete Paiva – Festival Materiais Diversos – “Quando eu programo, I feel just like a child

15h45 Intervalo

16h15 Debate – Moderação por Inês Fonseca Santos

17h15 Relato de Judite Canha Fernandes

17h30 Performance/relato de Margarida Mestre – “ESPANTO final. Transfronteiriço…”

Bilhete 12,50€ (válido para os dois dias)

Artistas, mediadores culturais, professores, animadores socioculturais e curiosos

 

Leave a Reply