A OBRA “OS TRANSPARENTES” DE ONDJAKI PREMIADA DE NOVO – PRÉMIO LITTÉRATURE-MONDE

livro&livros3

O romance ‘Os Transparentes” foi publicado em Portugal, pela Caminho, em 2012, e editado em França em 2015 pelas Éditions Métailié.O seu autor, Ondjaki venceu o prémio Littérature-Monde 2016.

Nos últimos anos, a obra de Ondjaki tem sido traduzida em francês, inglês, alemão, italiano, espanhol ou ainda chinês. A atribuição deste prémio feito pela associação Étonnants Voyageurs e pela Agence Française de Développement para as obras candidatas de literatura em língua francesa acontece todos os anos desde 2014.

O júri foi composto pelos escritores Paule Constant, Ananda Devi, Nancy Huston, Dany Laferrière, Michel Le Bris, Atiq Rahimi, Jean Rouaud et Boualem Sansal.

Capturar

Sobre o autor podemos acrescentar:

Ondjaki (pseudónimo de Ndalu de Almeida) nasceu em Luanda, em 1977. Prosador e poeta, também escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda. Foi laureado com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco 2007, pelo seu livro Os da Minha Rua. Em 2008, recebeu, na Etiópia, o prémio Grinzane for Best African Writer. PrémioFNLIJ (Btasil 2010, 2013 w 2014), prémio JABUTI (Brasil, 2010), na categoria juvenil. Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, Prémio José Saramago, 2013, com  a obra agora premiada.

É membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Protectora do Anonimato dos Gambozinos. Alguns livros seus foram traduzidos para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e chinês.

Sinopse:
A Luanda actual do pós-guerra, das especificidades do seu regime democrático, do «progresso», dos grandes negócios, do «desenrasca» – como pano de fundo de uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente.
Combinando com rara mestria os registos lírico, humorístico e sarcástico, os transparentes dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna.

Os Transparentes

 Editorial Caminho – 408 pgs

Excerto:

Click to access 13498.pdf

Leave a Reply