No Palácio Foz dia 6 de Junho 2016 às 18:30 Concerto Coral – The Chorale

No Palácio Foz – Sala dos Espelhos – dia 6 de Junho às 18:30

Concerto Coral – The Chorale
corale

The Chorale

The Chorale foi formado em 1982 a partir de um pequeno grupo de cantores que realizou vários concertos durante as férias no Village of Mahomet, Champaign, Illinois (EUA). Chegou a ter setenta elementos provenientes de Champaign-Urbana e comunidades circundantes. The Chorale permaneceu desde a sua fundação sob a direcção de Julie Byler, executando repertório variado. Ao longo dos anos tem realizado concertos em diversos locais de prestigio, entre os quais passamos a destacar o “KrannertCenter for thePerformingArts” e o “Assembly Hall” na Universidade do Illinois, noVirginiaTheatre na baixa de Champaign, na Faith United Methodist Church da mesma cidade para além de tournées internacionais em Itália, Escócia e Irlanda. Têm participado nos seus concertos como artistas convidados, Graig Jessop, Jean Redpath, Alice Parker, William Warfield, Ian Hobson, TonyCaramia, Medicare 7, 8 e 9 e Julie e Steve McClarey. O The Chorale participou ainda em programas televisivos como momento musical de abertura com participações de ArtLikletter, Robert Fulghum, Dr. T BerryBrazelton e Dennis Waytley. O The Chorale é uma instituição independente sem fins lucrativos.

Julie Byler, direção

Julie Byler é fundadora e directora coral do The Chorale desde 1982. Professora, cantora e directoral coral, tem dirigido coros nos estados  americanos  (EUA) do Illinois, Iwoa, Wisconsin, Carolina do Sul e Arizona. Enquanto viveu nas Bermudas foi membro  da Bermuda Philharmonic Society sob a direcção de Geoffrey Tankard. Em Charlston, Carolina do Sul (EUA), Julie Byler fez parte da direcção na formação da Charleston Opera Company antes da sua participação no festival de Spoleto (Itália). Como soprano desempenhou o papel de “Mother” na primeira apresentação de “Amahal and the  Night Visitors”, para além de se ter apresentado como solista com a Dubuque Symphony (Iwoa), a Charlston Symphony (Carolina do Sul) e finalmente com a Green Bay Symphony Orchestra (Wisconsin). Como directora coral do The Corale, Julie Byler tem-se apresentado numa série de locais de prestígio internacional  dos quais podemos destacar a Basilica de São Pedro no Vaticano e a igreja de Santo Eustáquio em Roma, em Florença, Veneza e na Catedral de Milão. Na segunda tournée do The Chorale em 2006, Julie Byler dirigiu este grupo na Escócia tendo Jean Redpath, cantora de renome mundial, como solista convidada. Nesta tournée o Chorale  realizou concertos nas abadias de Paisley, Iona, no Stirling Castle, na catedral de Dunkled, St. Giles e ainda participou no Festival  de Edimburgo, “Fringe”, em Cannongate Kirk. Mais tarde em 2008 como dirigente deste mesmo coro e com a mesma artista convidada, realizou vários concertos na Irlanda em Galway, Killarney, Kilkenny, Bray e Dublin.  Além do seu trabalho como directora coral do The Chorale, Julie Byler participou como júri em concursos e festivais corais no Midwest. Em 2008 teve um reconhecimento de distinção de “Woman of Distinction” pela “Girl Scouts of Central Illinoys”.

Michael Hammer, acompanhamento ao piano 

Michael Hammer é doutorado em Execução Pianística pelo Peabody Conservatory da Universidade de John Hopkins, Baltimore, EUA, onde igualmente obteve o grau de Mestre. Para além destes títulos também obteve o grau de bacharel em Música no Cleveland Institute Of Music. Como concertista, deu concertos na Europa e Ásia e nos Estados Unidos dos quais podemos destacar os recitais executados no Carnegie Hall de Nova Iorque e no Recital Hall em Taipei, Taiwan. Durante a sua carreira foi premiado em vários concursos de piano como instrumentista solista em orquestra e como acompanhador. O reconhecimento como acompanhador permitiu-lhe a entrada no Doutorado em Execução Pianística no Peabody Conservatory. Em várias igrejas metodistas tem exercido as funções de Director Musical e/ou organista, como atualmente é o caso com a Faith United Methodist Church em Champaign, Illinois e no Central Illinois Children’s Chorus com sede na mesma cidade.

Programa

Almighty God of Our Fathers

O Magnum Mysterium – Lauridsen

Ave Maria – Keating  SSAA

May Thy Holy Spirit – Tschesnokoff

Illumined by Your Light O Clemans

Hark, I Hear the Harps Eternal – Parker

Pilgrim’s Hymn – Paulus

Set Me as a Seal – Clausen

O Nata Lux – Lauridsen

Ain’t Got Time to Die – Johnson

All My Trials – Washburn

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.

 As portas abrem às 18H00.

Leave a Reply