Passado pouco mais de um ano do terramoto que atingiu o Nepal, em 25 de Abril de 2015, a Associação “Obrigado Portugal” lança o livro Vocês voltam amanhã? Terramoto do Nepal: A coragem de fazer a diferença”, no qual os autores relatam, através de textos e fotografias, a experiência vivida no Nepal: as características do país, o dia do terramoto, os vários projectos, os voluntários, o apoio dos doadores e da imprensa e a história verídica de vários Nepaleses que foram tocados por esta história.
A obra será apresentada por Maria João Ruela, assessora dos assuntos sociais da Presidência da República.
A sessão terá lugar no dia 20 de Junho, segunda-feira, às 19:00 horas, na Casa-Museu Medeiros e Almeida.
Na opinião de António Guterres, autor do Prefácio, “Este é, em última análise, um livro otimista que nos quer mostrar a alegria de dar e partilhar e em que todos, os que ajudam e os que são ajudados, se tornam mais e melhores pessoas. É também o testemunho vivo da força, alcance e linguagem universal da solidariedade e da comunhão dos verdadeiros valores humanos.”
Sinopse: “Vocês voltam amanhã?” é uma obra da autoria de Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Pedro Queirós. Os jovens que se encontravam em viagem pela Ásia e viveram os horrores do terramoto de 25 de Abril de 2015, em Kathmandu, no Nepal. Sem conhecer o país, os seus hábitos e cultura, sem falar a língua e sem recursos, decidiram ficar no país e ajudar na reconstrução de centenas de vidas destruídas. A história inspiradora rapidamente se espalha nas redes sociais e, durante os meses seguintes, uma onda de solidariedade faz nascer o movimento Obrigado Portugal, Nós Também Somos Nepal. Uma experiência que viria a mudar radicalmente as suas vidas. Esta obra relata, através de textos e fotografias, a experiência vivida no Nepal: as características do país, o dia do terramoto, os vários projectos, os voluntários, o apoio dos doadores e da imprensa e a história verídica de vários Nepaleses que foram tocados por esta história. Vocês voltam amanhã? era a pergunta que os nepaleses faziam todos os dias. O compromisso com uma causa verdadeiramente humanitária e a possibilidade que todos temos de fazer a diferença se assim o quisermos. Num mundo com cada vez mais desafios e desigualdades, esta história representa um exemplo de coragem e dedicação de um povo que tem a generosidade inscrita nos seus valores, princípios e cultura: o povo de Portugal.
Os autores:
Lourenço Macedo Santos nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 10 de Dezembro de 1979. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão e tem uma pós-graduação em Empreendedorismo e Gestão de Inovação pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou na empresa Nielsen durante oito anos, dos quais quatro em Londres.
Maria da Paz Sequeira Braga nasceu em Lisboa, a 4 de Julho de 1981. É formada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou quatro anos no Brasil, no atelier Estudio V e no atelier Pyxis. Em 2008 criou o atelier Blaanc, sedeado em Lisboa, Rio de Janeiro e Perth, juntamente com as sócias Ana Morgado, Lara Camilla Pinho e Maria do Carmo Caldeira. O seu trabalho foi desenvolvido nas áreas de reabilitação, especialmente em Portugal e no Brasil. Está também ligada à construção sustentável e a projetos que visam melhorar as condições de habitação.
Pedro Clemente Queirós nasceu em Lisboa, a 15 de Junho de 1981. É formado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (2004) e em Agricultura pelo Royal Agriculture College (2013) em Inglaterra. Trabalhou três anos no Grupo Jerónimo Martins/Unilever, um ano na Colgate Palmolive e três anos no Grupo Marktest. O seu trabalho foi desenvolvido nas áreas de Vendas,Marketing e Grande Distribuição.
É uma edição Âncora Editora.