LADRÕES DE BICICLETAS – MANHÃ EMERGIDA – DESEMPREGO EM SENTIDO LATO – SUBUTILIZAÇÃO DO TRABALHO, por João Ramos de Almeida

 

João Ramos de Almeida mostra como a nova metodologia utilizada pelo INE na apresentação de dados sobre o desemprego, agora analisado em sentido lato, e incluindo os inactivos, quer os que procuram trabalho, quer os que já desistiram, proporciona uma visão mais clara e completa sobre o que se passa no mundo dos procuram vencer a marginalização a que estão sujeitos pelo neoliberalismo. A referência a Virgílio Ferreira (Manhã Submersa) traduz a analogia entre a opressão vigente na sociedade tradicional e a imposta pelas estruturas capitalistas.

 

Manhã emergida

Depois de muitos anos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) volta a publicar regularmente, desde o 2º trimestre deste ano, informação sobre o desemprego em sentido lato, agora designado-o por indicador de subutilização do trabalho

O INE publicava já os valores de cada uma das parcelas que constituem esse indicador, mas não os agregava num indicador.

Ou seja, a subutilização do Trabalho agrega agora os desempregados oficiais (seguindo o critério oficial de desemprego), os empregados que gostariam de trabalhar mais horas do que aquelas que trabalham, os inactivos disponíveis mas que não procuraram emprego e os inactivos indisponíveis para trabalhar na semana em que o INE fez o inquérito.

A nova designação segue as indicações do Eurostat, que segue a metodologia do US Bureau of Labour Statistics, que segue a recomendação da 19ª Conferência de Estaticistas da OIT… de Outubro de 2013!

Continuar a ler clicando em: 

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2017/08/manha-emergida.html

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: