Actividades no Hot Club dias 19 e 21 a 23 de Dezembro 2017

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dia 19 de Dezembro

Jam session com Luís Candeias

As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão. Em Dezembro teremos como convidado o baterista Luís Candeias.

A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar. Entrada livre.

Dias 21 a 23 de Dezembro

Mário Laginha Trio

Mário Laginha – piano; Bernardo Moreira – contrabaixo; Alexandre Frazão – bateria

Mário Laginha Trio – o gosto pela diversidade e pelo risco

Mário Laginha é um pianista que gosta de navegar pelos muitos mundos sonoros que fazem o planeta música. Basta espreitar os discos que gravou com a cantora Maria João, marcados pela linguagem do jazz, mas por onde perpassam influências que vão desde a música portuguesa e a clássica (sobretudo no disco a solo “Canções e Fugas”), até à pop anglo-saxónica ou às músicas brasileira e africana.

No trio que mantém com o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão, com quem gravou até agora dois discos, Mário Laginha mantém esse gosto pela mistura, pela diversidade e pelo risco. No caso de “Espaço” (2007), o ponto de partida foram conceitos mais ou menos abstractos relacionados com a arquitectura, que serviram para criar um conjunto de temas com designações próximas da linguagem dos arquitectos e urbanistas – “Tanto espaço”, “Escada”, “Plano”, “Vazio urbano” -, de que resultou um disco imediatamente classificado pela crítica da especialidade como do melhor jazz alguma vez feito entre nós.

No segundo disco do Mário Laginha Trio, “Mongrel” (2010), o pianista levou ainda mais longe o desafio e o risco. O pretexto para o disco, nascido de uma encomenda do São Luiz Teatro Municipal e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, foram obras de Fréderic Chopin, uma empreitada arriscada que Laginha agarrou com uma mistura de respeito pelo grande músico polaco e de liberdade para infringir compassos, tempos e melodias, operando com isso uma transfiguração das obras originais, que passaram a ser temas que se encaixam indiscutivelmente no mundo criativo de Mário Laginha.

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10 € para não sócios, 5€ para sócios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: