Actividades no Hot Club de 3 a 6 de Janeiro de 2018

Hot Clube – Praça da Alegria, 48

Dias 3 e 4 de Janeiro

Septeto do Hot Clube de Portugal

O Septeto do Hot Clube regressa a casa para apresentar o CD “Vol. III” @HOTclube

Bruno Santos – guitarra; Joana Machado – voz; João Moreira – trompete; Pedro Moreira – saxofone tenor; Ricardo Toscano – saxofone alto; Romeu Tristão – contrabaixo; João Pereira – bateria

Novo disco do 7to. Já são 3, e alguns anos na direcção desta formação, que combina alguns “velhadas” com “meninos” da nova geração, e uma senhora no meio dos mais e menos idosos.

O disco segue a linha dos anteriores, uma mistura de coisas que tenho ouvido ao longo dos anos e que apontam para groove, balanço e afins, e muito importante, para música que considero feliz, para cima.

Comigo estão os 6 magníficos do vol.2. A saber: Joana Machado (voz); João Moreira (trompete); Ricardo Toscano (sax alto); Pedro Moreira (sax tenor); Romeu Tristão (baixo eléctrico e contrabaixo) e o João Pereira (bateria). Fortíssimos! Estou muito contente com o resultado final e agradeço principalmente a estes craques. É uma sorte poder fazer música com esta gente.”

Bruno Santos (guitarra / direcção musical)

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h)

Dia 5 e 6 de Janeiro

André Rosinha Quinteto

O contrabaixista André Rosinha apresenta no Hot Clube o disco “Portico”. Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

Albert Cirera – saxofones tenor e soprano; Óscar Graça – piano; Eduardo Cardinho – vibrafone; Bruno Pedroso – bateria; André Rosinha – contrabaixo

“Pórtico” é o primeiro projecto homónimo de André Rosinha em que se reúne com um grupo de jovens e notáveis músicos de anteriores e regulares colaborações, que nos transporta para a entrada de vários espaços exploratórios sugerido pela sua própria composição e pela sonoridade de cada um dos executantes por si.  E o resultado é inebriante!, enleia-nos na multiplicidade do som que cada um dos elementos do quinteto trás ao formato final e não pára de nos surpreender…

A  sólida secção rítmica que forma com Bruno Pedroso, resultante da muita  e diversificada estrada percorrida, surge como o cimento aglomerador que segura a música que nos sugere, e espera que os restantes elementos a explorem com linhas melódicas  tão diferentes, mas tão idênticas e intensas que cada um trás ao projeto.

Sao as aprendizagens com músicos com quem se cruzou , Dave Holland, Matt Penmann, Aaron Goldberg, ou ainda e sobretudo com Bernardo Moreira e Nelson Cascais com que estudou mais sistematicamente, que tornaram a música de André Rosinha já de si talentosa ( Carlos Barreto ), num produto mais consistente e elaborada, que neste trabalho é clara e objectivamente o fio condutor, para o fim proposto.

Na formação tem o privilégio de contar com a participação e cumplicidade do virtuoso João Barradas, muito justamente considerado um dos melhores acordeonistas do mundo. É de há muito a colaboração e ligação dos dois, que se tem consubstanciado em projectos como os de Paula Oliveira, João Barradas Trio, ou no tão aclamado Directions, CD que mereceu da Down Beat nomeação para um dos 20 melhores discos do ano de 2017. E que dizer de Albert Cirera, um dos mais importantes saxofonista da europeus de hoje, que empresta a este trabalho um importante cunho de vanguardismo, catalão já assumido como figura central do jazz e da música improvisada que por cá se vai fazendo. Segue-se Eduardo Cardinho , o vibrafonista que atualmente vive em Amesterdão,  e que se tem vindo a afirmar muito seriamente não só no panorama jazzístico português, como europeu,  fruto da sua  performance  e de arranjos elaborados e grande beleza estética.  De Bruno Pedroso já se sugeriu a sua importância. O mais experiente do quinteto, exibe o epiteto de “O lendário” fruto de uma vivência e longevidade no contexto musical português, colaborando com primeiras figuras das diversas linguagens musicais.

André Tiago Rodrigues Xisto Rosinha,

Natural de Sintra, nasceu no dia 13 de Agosto de 1987. Aos 17 anos, e de forma autodidacta, começa a tocar Baixo Eléctrico, indo um ano mais tarde estudar para a escola de música Musicland em Mafra, onde permanece por dois anos e meio Com 20 anos ingressa na escola de música do Conservatório Nacional onde inicia os estudos de Contrabaixo com os professores Manuel Rego e Miguel Leiria. Em simultâneo, ingressa na Escola Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Club de Portugal onde tem aulas de Contrabaixo com Bernardo Moreira. (Harmonia com Vasco Mendonça, Treino Auditivo com Bruno Santos e Combo com Nuno Costa, Luis Cunha, Vasco Agostinho, entre outros.)

Entre 2009 e 2010 tem aulas particulares de Contrabaixo com Demian Cabaud. Em 2010 participa  na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas com os quais ganha o prémio de melhor Combo de Escolas de Jazz. Foi membro da Big Band de alunos do Hot Clube sob direcção do Maestro Luís Cunha. Em Julho de 2010 participou no Curso de Verão Lisbon Jazz Summer School como bolseiro pela Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, e aqui teve a oportunidade de aprender com Danilo Perez, Ben Street, Adam Cruz, Rogério Boccato e Rudresh Mahanthappa. Participou em Seminários e Masterclasses com Dave Holland, Matt Penmann, Aaron Goldberg, Reuben Rogers, Greg Hutchinson, Chris Cheek, Jorge Rossy, Matt Renzi, Don Farmularo, Franck Amsallem, Jon Irabagon, Zé Eduardo, Paulinho Braga, Matt Pavolka, André Fernandes, Nelson Cascais, entre outros. É membro da Big Band Reunion desde Outubro de 2011 e Dezembro de 2016. É, desde Outubro de 2011, docente na Oficina de Introdução ao Jazz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas |Hot Clube de Portugal.

Colabora por diversas vezes com a Orquestra de Jazz do Hot Clube, e em 2013 participa novamente na Festa do Jazz mas desta feita com o Combo da Escola Superior de Música de Lisboa com os quais ganha o prémio de melhor Combo das Escolas Superiores. Alcança o segundo lugar em exequo na 27ª edição do prémio jovens músicos, categoria de combo jazz. Em 2014, termina a sua licenciatura em Contrabaixo Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Bernardo Moreira, Nelson Cascais com uma média de 16.

Já actuou no Festival internacional de jazz de Munster (Alemanha), Sopot Jazz Festival (Polónia), Festival de Jazz do Valado Frades, Encontros internacionais de jazz em Coimbra, Hot Clube, Sunset (França), Jazzahead (Alemanha), Festival de Jazz de Cadiz (Espanha), Funchal Jazz, Seixal Jazz, Dias da Música no CCB, Casa da Música, entre outros. Tocou ainda com músicos como Perico Sambeat, Greg Osby, Alexi Tuomarila, Mário Laginha, Marc Miralta, Théo Ceccaldi, Abe Rábade, Jeffery Davis, Paula Oliveira, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas, Roberto Negro, Bruno Pedroso, Júlio Resende, João Moreira, Afonso Pais, André Fernandes, entre outros.

Discografia

• The Ratazanas “Ouh La La”, Grover Records 2009

• The Ratazanas “Lick it back” , Grover Records 2011

• Reunion Big Jazz Band “Ouija” , Ed. Autor 2012

• Rita Dias e os Malabaristas “com os pés na terra”, Ed. Autor 2013

• Brainstorming “1.6”, Sintoma Records 2014

• Ricardo Pinto 5tet, Sintra Project “Landscape” , FEWG Records2015

• Samuel Lercher Trio “Epilogue”, Sintoma Records 2015

• .RAR “Compression”, Raging Planet 2015

• Malson “Bzzz”, Sintoma Records 2015

• What About Sam “Happy Meal”, Jacc Records 2015

• Amberlights “Ibéricos”, Ed. Autor 2015

• Isabel Rato “Para além da curva da estrada” , Sintoma Records 2016

• Salvador Sobral “Excuse me”, Valentim de Carvalho 2016

• João Barradas “Directions”, Inner circle music 2016

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: