Este Sábado, 17 de Fevereiro entre as 14h00 e as 18h30, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) acolhe o workshop Linguagem Audiovisual e Roteiro do 1.º Festival Feminista de Lisboa.
Este workshop abordará as etapas da realização de um produto audiovisual, dando especial atenção à produção do roteiro e exercitando sua primeira etapa, a criação de personagens. No âmbito desta actividade, dar-se-á prioridade a produções de mulheres e à representação do feminino no audiovisual.
Professorxs:
Maria Bento:
Maria Bento se especializou em edição de cinema na Escola Darcy Ribeiro. Começou a trabalhar como assistente de edição em 2009 e desde então participou de projetos para TV (Globo Educação, Cooperar é um bom negócio), Institucionais (Vale, Mostra Humaniza SUS) e cinema (A Alma da Gente de Helena Solberg; Fla x Flu – 40 minutos antes do nada de Renato Terra e Extras do DVD do filme Canções, de Eduardo Coutinho). Como editora participou dos projetos de TV Globo Ciência (TV Globo e Futura), Esquinas (Canal Brasil), Capoeira (TV Brasil), Que Marravilha (GNT), Desejar Profundo, Irmãos Vaz (OFF); e dos curtas Drummond: Testemunho da Experiência Humana, de Maria de Andrade, Santo de Casa, de João Costa (selecionado no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos de 2012), No Caminho da Água, Projeto do Instituto Reação, A Feira do Nordeste, por um poeta cabra-da- peste, de Maria de Andrade e Doido pelo Rio Márcio Câmara (selecionado no Festival do Rio de 2011).
Catarina Bizarro:
Catarina Bizarro é guionista na produtora SP Televisão, onde escreveu “Os nossos dias”, “Bem-vindos a Beirais”, “Os nossos dias 2”, “Amor Maior” e “Espelho d’água”. Concluiu o curso de Escrita para cinema, televisão e novos média na Restart e foi convidada a estagiar na 9ª temporada da série “Morangos com Açúcar”. Participou também da escrita de alguns episódios da novela “Destinos Cruzados”. Neste momento, tem em fase de produção uma novela e uma série que escreveu. Formou-se em Comunicação Social em 2009.
Thiago Dantas:
Thiago Dantas atua há mais de seis anos como roteirista. Sócio e fundador da produtora de narrativas Vostok, cria, desenvolve e roteiriza projetos autorais e sob demanda. Para a produtora Conspiração, a maior produtora independente da América Latina, escreveu séries diversas de ficção e não ficção, com experiência em set e pós-produção, tais como: Detetives do Prédio Azul – 1ª e 11ª temp. (Gloob), Planeta Palavra (animação/infantil, em desenvolvimento – TV Brasil), Bela Cozinha – da 2ª à 7ª temp. e especiais (GNT), Vida + Bela (GNT), Vai que Cola – 1ª temp. (Multishow), Minha Estupidez (GNT), Amor Verissimo – 2ª temp. (GNT), Uma Rua Sem Vergonha (Multishow), Detox do Amor (GNT), Batalha de Quiosques (MTV), Vai Dançar (Multishow). Formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com habilitação em Audiovisual e intercâmbio em Cinema na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, especializou-se na área de roteiro por meio de diversos cursos e seminários, tais como Story de Robert Mackee.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoeozSR7NhbBLyZCpVgCYISxDTyoQySLcAxpExVPXPADj_RQ/viewform?c=0&w=1