A escritora Alice Viera completou 75 anos no dia 20 de Março, dia em que foi apresentado o livro “Retratos Contados: Alice Vieira – 75 anos” de autoria de Nélson Mateus que pretendeu prestar esta homenagem a Alice Vieira.
Nela os leitores são convidados a fazer uma viagem retrospetiva à vida desta escritora. Desta forma, ficamos a saber mais sobre as diversas Alices que existem: Alice Criança, Alice Escritora, Alice Jornalista, Alice Mãe, Alice Avó, Alice Mulher.
“Através da entrevista que foi feita pelo autor, ficamos a saber mais sobre as diversas Alices que existem: Alice criança, Alice Escritora, Alice Jornalista, Alice Mãe, Alice Avó, Alice Mulher (…), não esquecendo a Alice que viveu em Paris, a Alice que se apaixonou na primeira vez que viu Mário Castrim, um jornalista 23 anos mais velho do que ela e, nesse mesmo dia, teve a certeza que era o homem com quem um dia ia casar”, pode ler-se na nota de imprensa enviada pela editora.
“O livro inclui ainda vários testemunhos de amizades do liceu, dos diversos jornais onde trabalhou, de outros escritores, de amigos.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa, onde se licenciou em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras. Começou a carreira como jornalista aos 18 anos no Diário de Lisboa, passando por outros títulos, como o Diário de Notícias, onde trabalhou até 1990.
Em 1979 publicou o primeiro romance juvenil, com o título “Rosa, Minha Irmã Rosa”, que venceu o Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança, tendo vindo a ganhar vários outros galardões literários ao longo da carreira.