Actividades no Hot Clube de 17 a 21 de Abril 2018

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dia 17 de Abril

Jam session com Bruno Santos

As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão. Em Abril teremos o guitarrista Bruno Santos com:

Carlos Barretto – contrabaixo; Nemanja Delic – bateria

A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar. Entrada livre.

Dia 18 de Abril

Beatriz Nunes “Canto Primeiro”

BEATRIZ NUNES – RETRATO DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO

Beatriz Nunes – voz; Luís Barrigas – piano; Mário Franco – contrabaixo; Jorge Moniz – bateria; convidado: Afonso Pais – guitarra

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

CANTO PRIMEIRO – Lançamento em 2018.

Canto Primeiro é o álbum de estreia de originais da jovem cantora Beatriz Nunes, gravado com os apoios da Fundação GDA, Antena 2 e editado pela Sintoma Records.

É um disco que evidencia a sua experiência entre a formação clássica, o jazz e a música portuguesa, e também resultado do seu percurso com o grupo com quem toca desde 2012, formado pelos músicos Mário Franco (contrabaixista), Luís Barrigas (pianista) e Jorge Moniz (baterista). A contribuição destes músicos foi fundamental neste processo de criação e encontro da sua voz.

Composições originais como Rio Sem Margem, Andorinhas, Resistência, As mesmas Pedras, Ouroboros, Valsa de um Bom Rapaz, Sul e Sueste, Senhora do Ó, a partir do poema de Margarida Vale de Gato, e o arranjo de Canção da Paciência de Zeca Afonso são alguns dos temas que podemos encontrar neste disco de estreia.

Fundamental foi também a colaboração dos músicos na concepção de alguns temas, como é o caso do arranjo para cordas de Jorge Moniz para a canção tradicional alentejana Aurora tem um menino e a música de Afonso Pais para o poema Pára-me de repente o Pensamento, de Ângelo de Lima. Canto Primeiro é um disco de canções portuguesas de caracter contemplativo, entre a herança da música portuguesa, a música de cantautor e o jazz.

Em Canto Primeiro existe a procura de uma sonoridade limpa, cristalina e crua. Não é possível separar do percurso da cantora o forte impacto da sua colaboração com Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade no grupo Madredeus. Aos 29 anos Beatriz Nunes afirma-se como cantora e autora no seu primeiro projecto em disco.

Beatriz Nunes – Voz e Composição

Beatriz Vieira Nunes nasceu em 1988 no Barreiro. Começou os seus estudos musicais aos 9 anos em guitarra clássica. Em 2004 iniciou o curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, concluído em 2011. Em 2014 concluiu a licenciatura em Música- Jazz variante Voz na Escola Superior de Musica de Lisboa. No mesmo ano recebe a bolsa do New York Voices Summer Camp em Toledo, Ohio (EUA) onde estudou técnica vocal com Kim Nazarian e composição com Lauren Kinhan e Peter Eldridge, da Berklee College of Music. Participou em workshops de Circle Singing liderados por Rizumik, professor do Omega Institute, NY (EUA) e Sofia Ribeiro. Frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem feito várias colaborações no jazz e música independente, destacando a participação nos álbuns Mau Sangue de José Ferreira/Nuno Moura (2011), Terra Concreta de Afonso Pais (2013); Coro das Vontades de Tiago Sousa (2014), Getting All The Evil Of The Piston Collar de The Rite of Trio (2015) . Desenvolve atividade como cantora lírica com o Sintra Estúdio de Ópera desde 2010. Com quem se apresentou em 2016 e 2017 no Festival de Música de São Roque. É professora de voz na Escola de Jazz do Barreiro desde 2012 e na Escola Profissional Ofício das Artes em Montemor-o-Novo desde 2015. Desde 2011 é vocalista do grupo Madredeus. Com os Madredeus gravou o álbum Essência em 2012 e Capricho Sentimental em 2015. Apresentou-se em tournée no Barbican de Londres, Wien Konzerthaus em Viena, Haus der Kulturen der Welt em Berlim, AVO Sessions em Basel, Festival Mimo em Ouro Preto, Is Sanat em Istambul, entre outros. Em 2017 prepara o seu primeiro álbum a solo Canto Primeiro com Mário Franco, Luis Barrigas e Jorge Moniz, a ser lançado em 2018.

Luís Barrigas -Piano

Nasce em 1978 na cidade de Setúbal, o seu primeiro contacto com o piano foi com oito anos. Aos dezanove anos ingressa no Conservatório Regional de Setúbal para estudar piano clássico com Carla Seixas e Joaquim Fernandes. Em 2002 licencia-se em Educação Musical, começando nesta altura a estudar composição com Cristopher Bochman, e, Piano e Composição Jazz com Mário Laginha. Frequentou a escola de jazz do Hot Clube Portugal com Filipe Melo e Rui Caetano e tem participado em vários workshops e seminários desde então com Myra Melford, Kenny Werner, Fred Hersch , Vardan Ovsepian e John Taylor. Em 2006 inicia vários projetos de jazz, do qual se destaca o seu trio com temas originais ,onde já contou com a participação de vários músicos de destaque na área, como Perico Sambeat, Alexandre Frazão, Guida de Palma, José Eduardo, Bruno Santos, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Luís Candeias, Joel Silva, Demian Cabaud, João Custódio, Pedro Segundo, José Maria, Desidério Lázaro, entre outros. Conclui o curso superior de jazz na E.S.M.L. com João Paulo Esteves da Silva em 2013. Tem também tocado regularmente com o seu grupo, contando com Mário Franco no contrabaixo e Alexandre Alves na Bateria. Esta formação ganha o 1º prémio Luiz Villas-Boas em 2010 no Festival CoolJazz de Cascais, tendo gravado o disco 2:30. Como sideman tem trabalhado com vários grupos acompanhado inúmeras vozes do jazz. Lecciona Educação Musical no Ensino Básico e a disciplina de piano em diversas escolas.

Mário Franco – Contrabaixo

Iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa. Posteriormente, na Academia de Amadores de Música, estudou Contrabaixo com Fernando Flores e Composição com Pedro Rocha. Frequentou cursos de Contrabaixo com Ludwig Streicher e foi 1º prémio em 1988 no Concurso jovens músicos. Posteriormente fez parte da Orquestra Sinfónica Juvenil sob a orientação de Christopher Bochmann. Trabalhou também com os maestros Silva Pereira, Miguel Graça Moura, Roberto Perez e Michel Swierczewski. Foi aluno da escola do Hot Clube de Portugal e participou em diversos workshops com músicos dos quais se destacam Rufus Reid, Niels Henning Orsted Peterson e Eberhard Weber.

Fez parte de diversas formações na área do Jazz com: António Pinho Vargas, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Benny Lackner, Tomás Pimentel, Maria João, José Peixoto, João Paulo Esteves da Silva, Tommy Halferty, Carlo Morena, Carlos Martins, Daniel Erdmann, Andy Sheppard, Jarmo Savolainen, John Wadham, Luigi Waites, Jim Leff, Ralph Peterson Jr., Peter Epstein, David Binney, Paolo Fresu, Ralph Towner entre outros.

Em 1990 apresenta o seu primeiro projecto baseado em originais, no Concurso “A Juventude e a música” onde obtém o 1º prémio de grupo e 2º prémio de composição. Participou nos mais importantes festivais de Música nacionais e em tournées internacionais na Bélgica, Espanha, França, Noruega, China e Japão. Em Portugal participou nos mais importantes festivais de música.

Trabalha periódicamente com Pedro Caldeira Cabral. Mário Franco trabalhou também com os seguintes cantores: Uxia, Eugénia Melo e Castro, Fernando Tordo, Vitorino, Lura, António Chaínho. Compõe também para Teatro e Dança. De destacar também a edição em 2006 pela editora Toneofapitch do seu primeiro trabalho como leader o CD “This life” em quinteto.

Paralelamente à música Mário Franco é bailarino da Companhia Nacional de Bailado desde 1986.

Jorge Moniz – Bateria

Estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional onde concluiu o 7º grau do curso de Piano. Simultaneamente estudou bateria na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal com André Sousa Machado. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (1999) e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Encontra-se a terminar o Doutoramento em Artes na faculdade de Letras de Lisboa. Lecciona no Conservatório Regional de Setúbal, Universidade Lusíada de Lisboa e Escola de Jazz do Hot Clube. Foi fundador da Escola de Jazz do Barreiro em 1999.

Ao longo do seu percurso como músico tem integrado inúmeros projectos, maioritariamente na área do Jazz, tendo gravado e/ou colaborado com Hugo Alves, Diogo Vida, Iuri Gaspar, Zé Eduardo, Carlos Barretto, Laurent Filipe, Vânia Fernandes, Luis Barrigas, Mário Franco, Isabel Rato, entre muitos outros.

Em 2010 editou o seu primeiro álbum em nome próprio com o título “Deambulações” que foi bastante aclamado pela critica e no qual participaram Mário Delgado, Júlio Resende, Hugo Alves, João Custodio e Carlos Barretto. Em 2014, editou o seu 2º álbum com o título “Inquieta Luz” para a editora Sintoma Records, álbum que foi apresentado no Hot Clube de Portugal dia 3 de Dezembro desse mesmo ano. Ainda no jazz colaborou recentemente em mais três álbuns: em 2014 “Cinema & Dintorni” (Fresh Sound) sob a liderança de Massimo Cavalli, “Reencontro” (Sintoma Records/2015) com o guitarrista Pedro Branco e o contrabaixista João Custódio, e “Rádio Orchestra” (Sintoma Records/2016), um novo projecto experimental em dupla com o guitarrista Ricardo Pinheiro. Recentemente integrou o quarteto de Beatriz Nunes e o quinteto do trompetista José Monteiro. Na área da pop gravou com Paulo Ribeiro o álbum “No Silêncio das Casas” e participou em projectos como o Baile Popular de João Gil. Integra vários projectos nas áreas do Jazz e Música Tradicional como é o caso mais recente com o grupo Vozes da Cal. No campo da composição desenvolve frequentemente trabalhos para teatro e cinema.

Dias 19 a 21 de Abril

Pedro Nobre Quinteto

Pedro Moreira – saxofone tenor; Nuno Costa – guitarra; Pedro Nobre – piano; António Quintino – contrabaixo; Pedro Felgar – bateria

O pianista Pedro Nobre apresenta o cd “E Depois…”

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: