CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – A TÉCNICA DAS ARTES – UMA CONVERSA QUE FAZ E MEXE NAS ARTES – HOJE, SÁBADO, 9 de JUNHO, às 16 horas.

 

 

Uma conversa com Bon de Sousa, João Queiroz, Luis Miguel Cintra, Maria Capelo, Martinho Costa, Regina Guimarães, Saguenail e outros.

Qual o papel da técnica nas artes? O que é isso da técnica afinal? Uma limitação? Uma necessidade? Uma libertação? A Casa da Achada propõe uma conversa com artistas de diferentes áreas para debater em conjunto esta questão transversal a todas as artes e, ao mesmo tempo, colocada de forma tão diferente e tão específica em cada uma. Como a vivem, pensam, executam, sentem os artistas?«A técnica participa das raízes de todos os estilos, é condição inalienável da expressão.»

«A técnica participa das raízes de todos os estilos, é condição inalienável da expressão.»
Mário Dionísio, A Paleta e o Mundo

«A técnica não é uma fria acção exterior de podar, de acrescentar, de mexer culinariamente os elementos É muito mais do que isso. Técnica e emoção interpenetram-se em todos os momentos.»
Mário Dionísio, diário

É mesmo preciso horas e horas de ensaio, de leituras rítmicas e melódicas, treinar os músculos dos dedos e dos braços, a respiração, a voz, para poder tocar um instrumento ou cantar? Será imprescindível aprender a dominar o lápis, os pincéis, os materiais, experimentar, deitar fora e voltar a experimentar, para desenhar, pintar ou esculpir? É mesmo fundamental ensaiar muito, todos os dias, repetir aquecimentos e mil exercícios corporais, para ser bailarino? Será mesmo importante trabalhar muito até dominar as técnicas de voz, da articulação das palavras, da postura do corpo, para poder ser actriz? Exigindo tanto, a técnica limita a criação e tolhe a inspiração, ou, pelo contrário, liberta o artista dos problemas que a sua “matéria-prima” lhe coloca?

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: