ARQUIVO DIGITAL PARA GUARDAR A MEMÓRIA DE CARDOSO PIRES

 

O dossier digital pretende cumprir dois propósitos. O primeiro, prestar homenagem a uma das vozes mais importantes da literatura portuguesa do século XX. O segundo, afirmar-se como repositório centralizado de informação, tão completo quanto possível, que promova nova investigação sobre o escritor.

Integrado na linha de trabalho da Hemeroteca Digital, as publicações periódicas foram as fontes privilegiadas. Aos títulos da coleção da Hemeroteca, juntaram-se os referenciados no arquivo pessoal de José Cardoso Pires, cujo acesso permitiu internacionalizar os materiais que agora se publicam.

Outro contributo relevante é a disponibilização, em texto integral, da revista Almanaque, concebida por José Cardoso Pires, que para ela atraiu a colaboração gráfica de Sebastião Rodrigues e textos (a grande maioria não assinados) de Luís de Sttau Monteiro, Alexandre O’Neill, Augusto Abelaira, José Cutileiro, Vasco Pulido Valente e Armando Baptista Bastos, resultando num projeto editorial inovador para a sua época, que merece ser revisitado. À Edite, Ana e Rita Cardoso Pires, o nosso agradecimento por autorizarem a colocação desta importante revista em linha.

A este trabalho de compilação e reprodução digital juntaram-se contributos externos valiosos: destaque-se o testemunho de Lídia Jorge, o texto biográfico da autoria de Bruno Vieira Amaral, e o estudo de Sara Campino sobre a revista Almanaque. O nosso obrigado a todos.

Lançado no momento em que se assinalam os 20 anos sobre a morte de José Cardoso Pires, este dossier integra mais de 1300 recortes de imprensa, correspondentes a quase 3500 páginas digitalizadas, e cerca de duas centenas de referências a estudos sobre o autor e a sua obra (artigos, conferências, teses), quase metade das quais com hiperligação para o texto completo.

Apesar dos números enunciados, apresenta-se como um projeto em aberto, passível de assimilar contribuições, correções e propostas de melhoria. Para esse efeito, foi criado o email de contacto dossiercardosopires@gmail.com.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/josecardosopires/JoseCardosoPires_Biografia.htm

 

One comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: