CTA – “UMA NOITE NO FUTURO”, com GIL VICENTE e SAMUEL BECKETT, pelo TEATRO NACIONAL de SÃO JOÃO, com encenação de NUNO CARINHAS – SÁBADO, 2 de FEVEREIRO, às 21 horas, e DOMINGO, 3 de FEVEREIRO, às 16 horas, no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE, em ALMADA.

 

Uma noite no futuro, com encenação de Nuno Carinhas, pelo TNSJ

 

 

Uma noite no futuro com Gil Vicente e Beckett

 

 

O Teatro Nacional São João vem a Almada com Uma noite no futuro, a partir de Gil Vicente e de Samuel Beckett, e com a encenação de Nuno Carinhas. O espectáculo estará em cena sábado, dia 2, às 21h, e domingo, dia 3, às 16h.

Esta é a primeira de três peças relacionadas com Beckett que o Teatro Municipal Joaquim Benite vai apresentar em Fevereiro.

Em Fevereiro haverá as habituais Conversas com o público – três conversas dedicadas a Beckett, moderadas pela professora Eugénia Vasques – Ciclo Beckett. Nuno Carinhas encenador e cenógrafo do espectáculo Uma noite no futuro será o primeiro convidado no sábado, dia 2 de Fevereiro, às 18h, no foyer do TMJB.

 

Obras dramáticas de dois cultores da forma teatral breve constituíram o “chão” desta criação: Gil Vicente, o ilustre desconhecido a quem se atribui a fundação do teatro português, e Samuel Beckett, o escritor que mudou o teatro no século XX. Os textos de Beckett Velha toada  (uma reescrita beckettiana de uma peça radiofónica de Robert Pinget chamada La manivelle) e A última gravação de Krapp, e o Auto da fé, de Gil Vicente, foram revisitados para criar algo novo sobre grandes velhos temas que estão no coração da inquietação artística: a passagem das horas, luzes e sombras, solidão e festa, barulho e silêncio, memória e esquecimento.

Dois velhos lembram (e deslembram) o passado enquanto o mundo moderno lhes passa (literal e ruidosamente) ao lado. Um homem dialoga, no seu 69.º aniversário, com uma gravação de há trinta anos. Dois pastores – parentes longínquos do par Didi/Gogo de À Espera de Godot  – manifestam um cómico deslumbramento diante das coisas do Natal, abrindo caminho a uma personagem alegórica, como só Vicente as fazia para dar voz ao que por vezes não se podia: a Fé.

Nuno Carinhas  (n. 1954) é pintor, cenógrafo, figurinista e encenador. Entre 2009 e 2018 foi o Director Artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ). Como encenador, destaca-se o trabalho realizado com o TNSJ, Cão Solteiro, ASSéDIO, Escola de Mulheres e Novo Grupo/Teatro Aberto – para textos de Federico García Lorca, Jean Cocteau, Henri Michaux, Luigi Pirandello, entre muitos outros. Como cenógrafo e figurinista, trabalhou com Ricardo Pais, Fernanda Lapa, João Lourenço, Fernanda Alves, Jorge Listopad, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, etc.

 

 

Ficha Artística e Técnica

A partir de textos de Samuel Beckett e Gil Vicente 

Encenação de Nuno Carinhas

Intérpretes Alberto Magassela, João Cardoso,  João Lourenço, Paulo Freixinho e Sara Barros Leitão
Conceito e dramaturgia Nuno Carinhas e Pedro Sobrado
Cenografia e figurinos Nuno Carinhas
Desenho de som Francisco Leal
Desenho de luz Nuno Meira
Apoio linguístico João Veloso
Realização vídeo Fernando Costa

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/12

2 FEV | SÁB  | 21H

3 FEV | DOM | 16h

PREÇO: 6,5€ a 13€  

RESERVAS: +351 212 739 360

COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

 

 

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 

 

 

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply